CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Luciano Hang diz que auxílio foi solicitado em seu nome

Remédio para HIV tem bons resultados contra Covid-19

Descoberta foi feita por pesquisadores da USP

Gabriela Doria - 02/06/2020 18h39

Pesquisadores da USP dizem que remédio contra a Aids é promissor para a Covid-19 Foto: EFE/Diego Azubel

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) descobriram que o tenofovir desoproxila fumarato (TDF), medicamento feito no Brasil e usado em pacientes com HIV e hepatite B, apresentou resultados promissores no tratamento de pessoas com Covid-19.

Segundo a pesquisa, o remédio conseguiu reduzir a carga viral das células infectadas em até 15 vezes e sem causar efeitos tóxicos. Até o momento foram feitos testes em laoratórios.

O estudo foi publicado na revista científica Journal of the Brazilian Chemical Society. A equipe de pesquisadores foi coordenada pelo professor Norberto Peporine Lopes, que estuda desde 2014 a eficiência de antirretrovirais em pacientes com Aids.

O grupo decidiu pesquisar o TDF após o remdesivir, que também é um antiviral, apresentar bons resultados contra a doença.

– A indústria no Brasil tem muito mais condições de disponibilizar o medicamento com esse princípio ativo para a população do que no caso do remdesivir – disse Peporine ao Jornal da USP.

O estudo é fruto de uma parceria entre pesquisadores do departamento de Ciências Biomoleculares da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, de Ribeirão Preto, e do departamento de Biologia Celular da Faculdade de Medicina, da mesma universidade.

Leia também1 Rússia testa vacina contra a Covid-19 em militares
2 Brasil entra em rede global de produção de vacinas da Covid
3 Casa Branca confirma envio de 1 mil respiradores
4 EUA doam 2 milhões de doses de hidroxicloroquina ao Brasil
5 Covid: EUA vão doar mais US$ 6 milhões para ajudar o Brasil

Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo