Leia também:
X PF aponta R$ 48 bi em perdas com a corrupção no Brasil

Rádio 93FM concorre a Prêmio de Jornalismo

Série especial sobre guerra na Síria entra na disputa na categoria radiojornalismo

Virgínia Martin - 30/07/2018 16h08 | atualizado em 01/08/2018 09h40

Quatro reportagens em radiojornalismo concorrem ao prêmio Foto: Abdulmonam Eassa/AFP

A Síria chamou atenção de todo o mundo com notícias sobre conflitos, ataques químicos, mortes e caos no cenário político mundial. Diante das calamidades contra a população síria em sete anos de guerra, a Rádio 93 FM, em parceria com o Pleno.News, preparou uma série de reportagens no início deste ano. O portal elaborou um editorial especial com notícias atualizadas desde março, enquanto a rádio preparou uma série semanal entre os meses de março e abril.

O resultado dessa ação foi a indicação ao Prêmio de Jornalismo Vladimir Herzog na categoria radiojornalismo. Juliano Medeiros, responsável pela produção na rádio, explica que foram quatro reportagens que incluíram 11 entrevistados: especialistas em guerra e Oriente Médio, antropólogos, refugiados, instituições de ajuda humanitária, como Médicos sem Fronteiras e Comitê Internacional da Cruz Vermelha, e ainda ONGs e ajuda a refugiados.

O prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é um dos mais importantes prêmios de jornalismo do país e em 2018 chega em sua 40ª edição. O trabalho do departamento de jornalismo da Rádio 93 FM obedeceu a todas as exigências do regulamento. Com isso, participa da disputa por uma vaga na final, que acontece em 25 de outubro, durante cerimônia em São Paulo.

– Destaco que essa projeção fortalece ainda mais a qualidade do jornalismo que fazemos na programação da rádio, seja nos boletins de informação durante a programação, seja em projetos especiais, como este da Síria. Isso é uma honra por nos nivelarmos a outros grandes grupos de comunicação, exclusivamente voltados para a produção de conteúdo jornalístico – enfatiza Medeiros.

A série Especial Síria – a Guerra, as Vítimas, os Refugiados, a Esperança foi fruto de uma ideia de Andrea Maier, diretora da 93FM. Ela montou uma campanha, criou as ações e escalou o repórter Medeiros para organizar as reportagens.

Leia também1 Especial Vida para Síria: Saiba como a guerra começou
2 Especial Vida para Síria: Como vivem as vítimas?
3 Especial Vida para Síria: Como os refugiados vivem no Brasil?
4 Especial Vida para Síria: A esperança durante a guerra

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.