Quem era Anderson do Carmo, pastor morto no Rio de Janeiro
Casado com a pastora e deputada Flordelis, ele foi assassinado na madrugada de domingo
Natalia Lopes - 16/06/2019 23h18 | atualizado em 25/06/2019 18h54
O pastor Anderson do Carmo tinha 42 anos e era casado com a também pastora, cantora e deputada federal Flordelis. Casados há mais de 25 anos, eles se conheceram em 1991 na Comunidade do Jacarezinho (RJ). Flordelis ainda era missionária e chamou a atenção de Anderson por fazer um trabalho de evangelismo entre traficantes.
Anderson era visto por todos com um grande parceiro para Flordelis, a mulher mais votada para o cargo de deputada federal em 2018 pelo Rio de Janeiro, com mais de 196 mil votos. A parlamentar foi a sexta mais votada dentre todos os candidatos.
O casal ficou conhecido nacionalmente na década de 90 por adotar 37 filhos de uma só vez. Foram crianças e adolescentes que viviam nas ruas, no tráfico ou foram abandonados pelos pais. Todos procuraram por Flordelis, que lutou muito para poder ficar com todos. O número só fez crescer e chegou a 55, sendo 51 adotivos.
Anos depois, em 98, Flordelis se lançou cantora de forma independente. Mas a grande virada em sua carreira musical aconteceu em 2010, quando lançou seu primeiro álbum pela gravadora MK Music. A história de vida do casal já foi retrata em livro e filme.
Anderson era presidente do Ministério Flordelis – Cidade do Fogo, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Anualmente o casal promove o Congresso Internacional de Missões (CIM), confirmado neste domingo pela cantora.
– Sempre fazíamos muita coisa juntos e agora vou ter que fazer muita coisa sozinha. O CIM 2019 vai acontecer e todo esse povo vai estar junto com a gente porque a obra não é para o homem, a obra é de Deus – falou durante o velório.
Em Brasília, o casal seguia lutando pelas pautas em prol da família e era próximo da ministra e também pastora, Damares. Na última quarta-feira, Anderson, secretário-geral do Partido Social Democrático (PSD) no Rio de Janeiro, e Flordelis registraram um momento ao lado do presidente Jair Bolsonaro. O encontro aconteceu durante a partida entre Flamengo e CSA no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
O sepultamento do pastor será realizado no Memorial Parque Nycteroy, nesta segunda-feira (17), às 11h.
O CASO
O pastor Anderson do Carmo, esposo da cantora e deputada federal Flordelis, foi morto, na madrugada deste domingo (16). Os dois voltavam para casa, em Niterói (RJ), após uma confraternização e, na altura do bairro de São Francisco, Flordelis teve a impressão de estarem sendo seguidos por duas motos.
Já em casa, Anderson foi até a garagem buscar algo no carro quando foi baleado com mais de 15 tiros pelos criminosos. O veículo da família, um Honda Accord LX, também foi alvejado.
O pastor chegou a ser levado com vida para o Hospital Niterói D’Or, no bairro Santa Rosa, mas não resistiu. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios de Niterói (DHNSG), que periciou o local do crime.
Leia também1 Flordelis: 'Nenhuma mãe cria um filho para passar por isso"
2 Flordelis nega que filho esteja envolvido na morte do pai
3 Emoção marca despedida do pastor Anderson do Carmo
4 Michelle Bolsonaro lamenta morte de Anderson do Carmo
5 Flordelis fala em velório: "A obra do Senhor não vai parar"