Quem é o novo ouvidor da polícia de SP, escolhido por Tarcísio
Governador escolheu advogado a partir de uma lista tríplice
Pleno.News - 18/12/2024 13h08 | atualizado em 18/12/2024 13h47
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nomeou o advogado Mauro Caseri como novo ouvidor das polícias do estado. A nomeação foi publicada nesta quarta-feira (18) no Diário Oficial do Estado (DOE). Caseri ficará no cargo pelos próximos dois anos, de 2025 a 2027.
Caseri é chefe de gabinete do atual ouvidor, Cláudio Silva, e irá substituí-lo. Ele foi escolhido a partir de uma listra tríplice de concorrentes elaborada em novembro pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe).
A Ouvidoria é responsável por encaminhar e acompanhar denúncias referentes a atos que violem direitos praticados por autoridades e agentes policiais, civis e militares.
O novo ouvidor assumirá o posto em meio a uma série de casos. Nas últimas semanas, dois policiais foram presos e mais de 40 afastados por denúncias de violência em abordagens.
Entre janeiro e o início de dezembro, foram registradas 784 mortes em decorrência de intervenção policial, segundo o Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público. A Secretaria da Segurança Pública tem afirmado investigar os casos e não tolerar os desvios de agentes.
*AE
Leia também1 Imagem dos militares piora, mas segue "confiável", diz pesquisa
2 Tarcísio diz que vai disputar reeleição em São Paulo em 2026
3 Tarcísio sanciona lei que proíbe o uso de celulares em escolas de SP
4 Câmara aprova texto do primeiro projeto do corte de gastos
5 Gestão Lula dá quase R$ 1 milhão a possível empresa de fachada