Quadro com Jesus “mulher” na Santa Ceia é vetado de exposição
Obra seria exposta no Centro Cultural Correios
Monique Mello - 06/08/2024 15h01 | atualizado em 08/08/2024 17h25

Mais uma representação da Santa Ceia virou polêmica; mas, desta vez, fora de Paris: no Rio de Janeiro. Uma pintura da artista pernambucana Elvira Freitas Lima, foi vetada da exposição O que te faz olhar para o céu?, no Centro Cultural Correios.
A obra é batizada de Às vezes parece que não estou usando aquela coroa de espinhos, e inclui mulheres negras em meio aos discípulos. Jesus, ao centro, é representado como uma mulher de cabelos longos.
Pelas redes sociais, Elvira disse que a decisão de barrar a obra inspirada na Última Ceia, de Leonardo da Vinci, foi tomada pelos Correios para “preservar a imagem da instituição”. Ela também conta que tentou negociar uma solução, mas não obteve sucesso.
Ao falar sobre a adaptação da famosa pintura, a artista disse que o quadro original “quase sempre é apresentada com os homens mais brancos e loiros que já vi”, o que para ela é “ofensivo com a humanidade”.
– Eu fiz porque isso veio no meu coração. Tem uma reparação espiritual específica que eu sinto sempre que pinto essas figuras, esse foi o tipo de pintura que mais vi, no sertão onde me criei – escreveu Elvira em publicação no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Rodrigo Franco, o curador da exposição, decidiu deixar o espaço onde estaria o quadro de Elvira com uma moldura vazia. A obra é avaliada em R$ 10 mil.
Ver essa foto no Instagram
Leia também1 Artista "azul" das Olimpíadas gera controvérsia ao revelar cachê
2 Ateu, Pondé detona "ceia LGBT" da abertura dos Jogos Olímpicos
3 Vaticano afirma estar “triste” com abertura da Olimpíada
4 Saiba quem é o homem azul da abertura polêmica de Paris 2024
5 COI notifica Brasil após Rayssa Leal enaltecer Jesus em Libras