Leia também:
X Menina de 3 anos engasga com chiclete em shopping e morre

Putin manda mensagem de fim de ano para Bolsonaro

Líder da Rússia elogiou a atuação do presidente na liderança do Brics

Camille Dornelles - 30/12/2019 10h43

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin e do Brasil, Jair Bolsonaro Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou uma mensagem de fim de ano para o presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (30). Na mensagem, Putin expressou a esperança de que o próximo ano contribua para reforçar a cooperação entre a Rússia e os países da América Latina.

No trecho direcionado a Bolsonaro, o mandatário russo destacou que neste ano, durante a presidência do Brics, o Brasil demonstrou interesse em promover as relações do bloco, que será liderado pela Rússia em 2020.

A expectativa é que Bolsonaro viaje à Rússia para comparecer à cúpula do Brics que será realizada no fim de julho em São Petersburgo. Além disso, Putin disse acreditar na continuidade do diálogo “substancial e produtivo” entre os governos brasileiro e russo.

MENSAGEM A OUTROS LÍDERES SUL-AMERICANOS
Para o novo presidente argentino, Alberto Fernandez, Putin ressaltou a vontade de cooperar construtivamente para fomentar a relação bilateral no âmbito da estabilidade e segurança global.

Ao venezuelano, Nicolás Maduro, destacou que as conversas realizadas entre ambos em setembro, em Moscou, reafirmaram a afinidade de posições entre os dois países sobre questões fundamentais da agenda regional e internacional e expressaram a vontade de continuar a desenvolver laços bilaterais.

Putin se mostrou convicto de que, ao longo do próximo ano, Rússia e Venezuela continuarão o “trabalho construtivo” conjunto para desenvolver a relação bilateral estratégica.

Parabenizando o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, e o líder do Partido Comunista da ilha, Raúl Castro, o chefe do Kremlin destacou que durante o ano passado as relações com Cuba se desenvolveram intensamente e que está confiante que a “cooperação estratégica” entre os partidos será fortalecida no futuro.

Putin disse que durante 2019 o diálogo político com Cuba esteve “em expansão” e lembrou que ambos os países têm discutido vários projetos nas áreas de energia, transporte e indústria, entre outras áreas de cooperação.

O líder russo também enviou votos para 2020 aos governantes de Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Itália, China e ao Papa Francisco, entre outros.

*Cm informações da Agência EFE

Leia também1 Presidente diz que gosta de Crivella, mas evita apoio
2 Bolsonaro: "Coronel é cotado para embaixada em Israel"
3 Bolsonaro faz reunião com Putin no Palácio do Planalto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.