Leia também:
X Fotojornalista Sebastião Salgado morre aos 81 anos

Primeiro grande frio do ano deve ocorrer em breve no Brasil

Ainda há a possibilidade de nevar no Sul

Monique Mello - 23/05/2025 12h49 | atualizado em 23/05/2025 13h39

Termômetro marca baixa temperatura na cidade de São Paulo Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A chegada de ar polar muito intenso sobre a América do Sul vem sendo confirmada há vários dias, de acordo com a Climatempo, o que vai provocar uma virada de tempo no fim de maio para junho. Conforme a Climatempo, a queda de neve não pode ser descartada.

– Para simulações atmosféricas feitas em super computadores vêm confirmando nos últimos dias a entrada de uma potente e grande massa de ar frio de origem polar sobre América do Sul, com potencial para avançar com muita força também sobre o território brasileiro – estima a empresa brasileira de meteorologia.

Faltando menos de um mês para o inverno, que tem início em 20 de junho, esta deverá ser a primeira onda de frio deste ano, com possibilidade de ser bastante acentuada não somente no Sul do país, mas em grande parte do Sudeste, do Centro-Oeste e estados do Norte, como Rondônia, Acre e sul do Amazonas.

– O grande diferencial desta massa de ar frio é que ela deve ter características continentais. Isso quer dizer que o ar de origem polar vai se deslocar pelo interior da América do Sul e não sobre o oceano – explica a Climatempo.

PRIMEIRA ONDA DE AR FRIO INTENSO
Segundo a empresa de meteorologia, a primeira dose deste ar frio intenso deve vir acompanhada de uma frente fria que deve provocar chuva no Sul do Brasil e Paraguai em 27 de maio.

Em 28 de maio, enquanto o ar polar avança sobre a região Sul e o estado de Mato Grosso do Sul, a instabilidade da frente fria deve se espalhar sobre parte de São Paulo e de Mato Grosso, conforme estima a empresa de meteorologia.

Entre 29 e 30 de maio, espera-se uma queda acentuada de temperatura, em razão do ar polar, no Sul do país, Mato Grosso do Sul e partes do oeste e sul de Mato Grosso, podendo afetar Rondônia e Acre. Em São Paulo, a queda será menos intensa devido à nebulosidade e chuva.

A segunda dose de ar polar, que vai reforçar a primeira, está prevista para avançar sobre o Brasil entre 31 de maio e 1º de junho, intensificando o frio sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste.

– Essas projeções são iniciais e ainda vão sofrer vários ajustes de rota na próxima semana, considerando as condições reais do tempo que estarão sendo observadas sobre o Brasil e sobre a América do Sul – reforça a Climatempo.

POSSIBILIDADE DE NEVAR?
Segundo a empresa de meteorologia, a previsão meteorológica para o fim de maio e início de junho deste ano indica a possibilidade de neve e outras formas de precipitação invernal na região Sul do Brasil, devido à combinação de um ar frio muito intenso com a formação de um ciclone extratropical sobre o oceano, que traria a umidade necessária para a formação de nuvens.

*AE

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.