Leia também:
X ‘Escolheram bons candidatos’ diz Bolsonaro sobre Congresso

Presidente do Uruguai fará 1ª visita oficial a Jair Bolsonaro

Luis Lacalle Pou vem ao Brasil nesta quarta-feira

Pleno.News - 02/02/2021 14h24 | atualizado em 02/02/2021 17h07

Presidente do Uruguai Luis Lacalle Pou fará visita a Jair Bolsonaro Foto: EFE/Raúl Martínez

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, viajará nesta quarta-feira (3) ao Brasil para ser recebido pelo presidente Jair Bolsonaro na primeira viagem oficial do uruguaio desde que tomou posse, em 1º de março de 2020.

Lacalle Pou e o ministro das Relações Exteriores, Francisco Bustillo, serão recebidos também pelo chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, na residência de Bolsonaro, onde almoçarão e debaterão assuntos bilaterais.

Dias atrás, Bustillo confirmou ao jornal local El País que este será “um excelente exemplo de troca para ambos os países” e que a intenção é impulsionar as relações bilaterais, colocar sobre a mesa todas as questões da “rica relação que historicamente existiu entre Uruguai e Brasil”.

O ministro uruguaio afirmou que este encontro servirá para dialogar sobre a “projeção internacional”, já que poderão conversar em privado sem deixar de lado “nenhum tema” importante para ambos os países.

Desde que foi declarada a emergência sanitária no Uruguai, em 13 de março, devido aos primeiros casos de Covid-19 no país, a fronteira com o Brasil tem sido um dos principais problemas para o governo uruguaio, porque cidades como Rivera e Chuy têm uma vida binacional com as vizinhas Santana do Livramento e Chuí, com movimentações populacionais diárias para o trabalho ou compras.

O departamento de Rivera, cuja capital é a cidade de mesmo nome, ainda se encontra na zona vermelha de risco, conforme os critérios de Harvard, e terá de tomar especial cuidado após a reabertura parcial das fronteiras – que, desde 1º de fevereiro, passou a permitir a entrada de uruguaios e residentes estrangeiros no país, suspensa em 21 de dezembro.

Com a visita, Lacalle Pou terá realizado reuniões com os dois vizinhos de fronteiras. Em novembro de 2020, o presidente uruguaio recebeu o líder argentino, Alberto Fernández, no rancho presidencial de Anchorena, localizado em Colonia del Sacramento, onde fizeram um churrasco.

*Com informações da agência EFE

Leia também1 Agentes do FBI são mortos a tiros durante operação na Flórida
2 Merkel reitera meta de vacinar toda a Alemanha até setembro
3 Canadá endurecerá restrições para viajantes do exterior
4 Bispo manda recado para Biden: 'Pare de alegar ser católico'
5 Trump nomeia nova equipe para defesa contra impeachment

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.