Leia também:
X Ratinho diz a diferença entre país de direita e de esquerda

Presidente da OAB é alvo de pedido de afastamento

Autores da ação são advogados do inquérito das Fake News

Gabriela Doria - 09/06/2020 15h22 | atualizado em 09/06/2020 15h29

Presidente da OAB, Felipe Santa Cruz é alvo de pedido de afastamento Foto: Divulgação

Os advogados que representam denunciados no inquérito da Fake News, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), acionaram a Justiça com um pedido de afastamento do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz. Eles acusam Santa Cruz de ir contra a categoria ao não se manifestar sobre um suposto impedimento de que os defensores tivessem acesso aos autos do processo.

O responsável por analisar o pedido, o juiz Anoel Pedro Martins de Castro Filho, da 6ª Vara Federal de Brasília, negou o afastamento. Em sua decisão, o magistrado afirmou que há “informações contraditórias” nesta situação. Ele cita ainda que a própria OAB divulgou um texto em que diz que o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito, liberou os autos.

– Há nos autos notícia de que essas vistas já foram viabilizadas. A parte alega que essa própria notícia é falsa, porque nunca puderam ver os autos – disse o juiz.

Castro Filho ainda classificou o pedido de afastamento como “temerário”.

– A própria redação do pedido já o revela temerário quando não houve contraditório, mas, o que é pior, várias alegações são incompatíveis com o rito do Mandado de Segurança, que não permite a produção probatória – afirmou.

INQUÉRITO DAS FAKE NEWS
No dia 27 de maio, a Polícia Federal cumpriu 29 mandados de busca e apreensão em endereços de aliados do presidente Jair Bolsonaro, entre eles o empresário Luciano Hang, o jornalista Allan dos Santos, o ex-deputado federal Roberto Jefferson e o deputado estadual de São Paulo, Douglas Garcia. A ação faz parte do inquérito do Supremo que investiga a produção de notícias falsas e ameaças à Corte. A autorização foi dada pelo ministro Alexandre de Moraes.

Leia também1 Fakes: Moraes diz que defesas tiveram acesso ao inquérito
2 Sara diz que não vai depor: "Assumirei as consequências"
3 Zambelli se nega a falar na PF e cita 'perseguição ao governo'
4 STF marca julgamento sobre inquérito das fake news
5 Weintraub fica em silêncio durante depoimento à PF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.