Leia também:
X Luciano Hang rebate colunista de jornal do Grupo Globo

Porta dos Fundos: Fauzi foi avisado sobre ordem de prisão

Empresário disse que vai pedir asilo político na Rússia

Ana Luiza Menezes - 03/01/2020 23h35 | atualizado em 04/01/2020 17h24

Eduardo Fauzi Foto: Reprodução

Após ter assumido, nesta sexta-feira (3), a autoria do ataque à sede da produtora Porta dos Fundos, o economista e empresário Eduardo Fauzi Richard Cerquise, de 41 anos, fez uma nova revelação. Ele disse que foi para Moscou, no dia 29 de dezembro, porque ficou sabendo com antecedência da expedição iminente da ordem de prisão contra ele.

Fauzi disse também que vai pedir asilo político na Rússia, segundo o portal Projeto Colabora. Ele é procurado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro desde a última terça-feira.

– Eu sou o candidato típico [para pedir o asilo]. Mas a decisão é política. Se não houver interesse político eles não me asilam. Achavam que fui muito estúpido pra não cobrir o rosto e não alterar a voz, mas fui conectado o suficiente pra ser avisado do mandado a tempo de viajar pra fora do país – declarou.

O empresário, que é filiado ao PSL, defendeu que o ataque não aconteceu por questões eleitorais ou financeiras.

– O que mobilizou o ato foram as energias de todo o povo acumuladas pela tensão que as ofensas bárbaras contra Deus e o sentimento popular mobilizaram. Era inevitável que algo ocorresse. Alguém tinha que tomar alguma atitude – disse.

Após ter arremessado coquetéis molotov na sede da produtora, no dia 24 de dezembro, ele acabou sendo reconhecido por meio das imagens captadas pelas câmeras de segurança. Fauzi é considerado foragido pela polícia brasileira.

O Ministério da Justiça e o Itamaraty esperam a aprovação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) para concluir o pedido de extradição do autor do ataque. O Porta dos Fundos foi alvo de críticas por causa do Especial de Natal, A primeira tentação de Cristo, que retratou Jesus Cristo como homossexual.

Leia também1 Suspeito de ataque ao Porta seria ligado ao tráfico humano
2 Daciolo profetiza conversão de Porchat e diz que Jesus o ama
3 Suspeito de ataque ao Porta dos Fundos está na Rússia
4 Suspeito chama membros do Porta dos Fundos de bandidos
5 Suspeito de ataque ao Porta tem passagem pela polícia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.