Leia também:
X Moro protegia o PSDB quando era juiz, afirma Zambelli

A pandemia pode ser um bom momento para comprar carro

Confira algumas das principais razões e avalie se para você vale à pena

Pleno.News - 25/05/2020 16h04 | atualizado em 25/05/2020 16h10

As vendas de carros no Brasil entraram em colapso em março, quando o novo coronavírus levou a população a seguir regras de permanência em casa e ao fechamento de negócios em todo o país, reduzindo a demanda e dificultando às pessoas a compra de diversos itens de consumo, inclusive carros usados ou novos.

Mas… E se você precisa de um carro novo nesse momento, como faz? Especialmente se, durante o surto de coronavírus não pode simplesmente ir a uma concessionária para um teste drive? Veja bem: já há uma alternativa para isso! A boa notícia que trazemos neste post é que já é possível realizar negociações online para a compra de um carro em um momento delicado como este da pandemia por COVID-19. E a melhor notícia: muitas indústrias automotivas estão dando excelentes descontos para compras nesse período, em virtude da queda no volume das vendas ocorrida em consequência da quarentena.

Sendo assim, apresentamos neste post algumas das principais razões e argumentos que podem te ajudar a perceber se, para o seu caso, valeria mesmo à pena realizar uma transação de compra de um veículo neste momento em que a grande maioria das cidades está com o comércio e diversas instituições educacionais, culturais e de lazer fechadas – mas que podem ser uma boa ocasião para a aquisição de produtos em promoção com descontos interessantes e em algumas circunstâncias sendo muito vantajosas, com preços abaixo da Tabela Fipe.

Evidentemente, isto é possível se você possui condições de arcar com o pagamento integral ou com o financiamento de um veículo neste momento. Acompanhe!

1. Concessionárias têm investido no formato online
É isso mesmo! Agora você pode comprar um carro em formato 100% digital. É certo que a experiência é totalmente nova para as pessoas. Basta entrar em contato com alguma concessionária ou revenda local e pedir uma demonstração de modelos de automóveis do seu interesse, especialmente aqueles que estiverem em promoção. Um vendedor fará contato com você e, no horário agendado, responderá a todas as suas perguntas sobre um determinado veículo ou mais modelos de seu interesse.

Os vendedores podem, inclusive, mostrar o interior e funcionamento do veículo através de uma vídeo-chamada em tempo real. É praticamente como se você estivesse na concessionária! Só que infelizmente não poderá fazer um teste drive, por exemplo, o que não será um impedimento caso você tenha buscado informação o suficiente sobre o modelo desejado e sua performance em geral.

Há oportunidades para vários tipos de veículos. E, considerando o que vimos até agora, as concessionárias que sobrevivem a essa crise estarão muito ansiosas para tentar realizar algumas transações e faturar de alguma maneira!

2. Entrega do seu veículo novinho, diretamente em sua casa!
O modelo de delivery está impactando vários setores da economia durante este momento de quarentena. E também no quesito de revenda de carros ele chegou para ficar e inovar as relações de consumo de todos os tipos de produtos, seja a entrega de refeições, de compras de mercado, farmácia, itens de higiene, vestuário e até mesmo eletrônicos, eletrodomésticos e carros!

Após a escolha do seu modelo preferido, na hora de preencher a documentação, um motoboy devidamente identificado e com utensílios de segurança para dar segurança ao contato físico irá até a porta da sua casa para recolher sua assinatura e fará cópias dos seus documentos pessoais necessários à negociação final do processo de compra do seu novo veículo. A partir daí, é só aguardar mais alguns dias para que a compra do veículo seja homologada e o registro do mesmo seja processado pelo Detran da sua cidade/Estado.

Em questão de dias, um motorista deixará na porta da sua casa seu carro novinho em folha, entregando-lhe as chaves e toda a papelada e nota fiscal do seu veículo, inclusive com a opção de já vir emplacado, para garantir mais tranquilidade à você durante este momento de pandemia! Incrível, não é mesmo?!

3. Mercado de carros usados é uma opção
Para quem deseja garimpar opções um pouco mais econômicas, tendo em vista que o novo coronavírus está mudando o mercado automobilístico, uma outra forma de aquisição de veículos é investir em um carro usado. Os especialistas estão projetando um colapso significativo nos preços nos próximos meses, visto à baixa procura de carros usados. A perspectiva para o mercado mundial é de que os preços provavelmente cairão cerca de 15% para carros e cerca de 18% para caminhões e SUVs entre agora e a metade do quarto trimestre.

Assim como sua experiência em compras de bens mudou significativamente devido ao COVID-19, a compra de um veículo usado agora é um novo mundo com riscos, complicações e incertezas. Por razões econômicas e de economia, portanto, você também pode considerar este perfil de automóvel se estiver interessado em comprar um carro durante a pandemia!

4. Na hora de uma transação, tenha cautela!
Um fator importante neste momento de isolamento social é saber que se já em situações de compra de veículos presenciais alguma coisa pode dar errada, virtualmente é mais do que importante ficar sempre atento a todo tipo de acordos e contratos realizados.

Para não levar gato por lebre, é importante ler tudo com bastante atenção, pedindo auxílio, inclusive, a um advogado de sua confiança, a fim de se checar muito bem a proveniência do automóvel e de só fazer negociações com pessoas da sua rede de relacionamentos e/ou que sejam muito bem indicadas.

Nesse momento delicado, às vezes a falta de relações de contato físico pode ser oportunidade também para a ação de muitos golpistas que estão se aproveitando desse momento crucial para praticarem atos de desonestidade contra pessoas desavisadas. Então, fique muito atento!!!

Um dos principais conselhos a se levar em conta nessa hora, é evitar fazer qualquer tipo de transferência bancária sem ver o carro negociado, ter documentos e chaves em mãos, além de informações a respeito do modelo, ano e marca adquiridos em qualquer negociação. Tome muito cuidado e analise todos os fatores. Se algo lhe despertar dúvida, questione, pergunte e, se você não se sentir confortável, cancele o processo de compra!

Leia também1 SP: Restrição 'fracassa' e Covas retoma rodízio tradicional
2 Coisas que você NÃO deve economizar

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.