Leia também:
X PF afirma que Bolsonaro não interferiu na instituição

Por vídeo, Bolsonaro reforça que “a Amazônia é nossa”

Presidente discursou em reunião com líderes da América do Sul

Rafael Ramos - 06/09/2019 16h26

Bolsonaro discursou para líderes da América do Sul por videoconferência Foto: PR/Alan Santos

Com uma nova cirurgia marcada para o dia 8 de setembro (segunda-feira), o presidente Jair Bolsonaro participou através de videoconferência de uma reunião com representantes da América do Sul que acontece, nesta sexta-feira (6), na Colômbia. Em seu discurso, o mandatário pediu a união dos países em prol da Floresta Amazônica.

– A Amazônia é nossa! É do Brasil, da Bolívia, da Colômbia, da Venezuela, das Guianas, de todos nós. Só desta forma, com a nossa união, sem ceder a qualquer tentação externa de deixar sob administração de terceiros a nossa área, poderemos fazer com que nossas riquezas revertam em benefícios e bem-estar para os nossos países – afirmou Bolsonaro.

As declarações do presidente brasileiro foram ouvidas por chefes de governo da Colômbia, Iván Duque; do Peru, Martín Vizcarra; do Equador, Lenín Moreno; da Bolívia, Evo Morales; e o vice-presidente do Suriname, Michael Ashwin Adhin. Bolsonaro aproveitou para criticar a postura do presidente francês Emmanuel Macron perante a situação da Amazônia e disse que existe uma propaganda contra o Brasil.

– O presidente da França se precipitou, mas um plano para tornar esta grande área um patrimônio mundial ainda continua no tabuleiro do jogo. No Brasil, começou há uns 30 ou 35 anos. Nós chamamos de indústria de demarcação de terras indígenas. Governos de esquerda no Brasil, socialistas que não acreditavam no capitalismo, detestavam a propriedade privada e ignoravam a segurança jurídica. Fruto destes presidentes que tivemos no Brasil, hoje temos, sim, a nossa região amazônica ameaçada. Por que não dizer desta forma?

Leia também1 Governo vai diminuir número de ministérios, diz jornal
2 Congressistas debatem divisão do dinheiro do petróleo
3 Projeto-piloto lançado por Moro já apresenta resultados

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.