Zoe Martinez quer tornar Kanye West persona non grata em SP
Vereadora afirma que música do artista faz apologia ao regime nazista
Marcos Melo - 03/07/2025 21h10 | atualizado em 04/07/2025 11h47

A vereadora de São Paulo Zoe Martinez (PL) apresentou um projeto de decreto legislativo na Câmara Municipal da cidade, nesta quarta-feira (2), solicitando que o rapper norte-americano Kanye West seja declarado persona non grata na capital paulista.
A proposição se baseia na letra da música Heil Hitler, lançada em maio deste ano, na qual, de acordo com Zoe, há apologia ao nazismo.
A conservadora destaca na justificativa da ação que a música enaltece crimes cometidos contra a humanidade, violando princípios que norteiam as garantias individuais e os direitos humanos.
– Não vamos tolerar de jeito nenhum que artistas que flertam com o nazismo ou propagam discurso de ódio tenham um espaço aqui. São Paulo é terra de respeito, diversidade e memória – disse Martinez, em vídeo publicado nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Após repercussão negativa, a música foi removida das plataformas de streaming.
Uma vez aprovada a proposição, Kanye West passará a ser alguém cuja presença é indesejada na cidade. O decreto legislativo não prevê sanções, como a proibição da entrada do artista na cidade ou até mesmo a realização de seu show, mas cumpre apenas a punição de ordem moral, uma espécie de rejeição institucional.
O artista tem show previsto em São Paulo no dia 29 de novembro. A Câmara Municipal ainda não marcou a data para apreciar a proposta.
Leia também1 Site diz que Kanye e esposa se separaram; assessor nega
2 No X, Kanye West pede liberdade de Diddy e volta a elogiar Hitler
3 Esposa de Kanye West choca ao ir ao Grammy totalmente pelada
4 Rapper polemiza ao lançar clipe em que se veste de Jesus e Noé
5 Kanye West elogia Hitler e nega o Holocausto: "Um cara legal"