Zema: “STF tem sido instrumento de perseguição política”; assista
Pré-candidato à Presidência da República, o governador de Minas Gerais falou ao Pleno.News
Marcos Melo - 06/10/2025 13h33 | atualizado em 06/10/2025 13h59

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), recebeu o Pleno.News na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte, para uma entrevista exclusiva. Na ocasião, o pré-candidato à Presidência da República criticou a atuação do Judiciário brasileiro e declarou que o Supremo Tribunal Federal (STF) tem sido instrumento de perseguição política.
– Do meu ponto de vista, a Justiça no Brasil, principalmente por parte do Supremo Tribunal Federal, tem sido utilizada como um instrumento, uma ferramenta de perseguição política e não propriamente para fazer Justiça. (…) Você vê claramente que tem muita distorção nesses julgamentos. É muito ruim quando o Judiciário começa a fazer política. Em outros países do mundo, juízes nem aparecem para a imprensa, nem dão entrevista, depoimentos, etc… Eles estão lá para julgar – disse o chefe do Executivo mineiro.
O político criticou também a desordem institucional que o país atravessa por sobreposição do Judiciário sobre os demais Poderes.
– O Legislativo existe para traçar o futuro. Construir as leis, definir as leis que vão nos levar naquela direção. O Executivo para executar isso no presente, para poder falar: “Está acontecendo aquilo que foi planejado”. E o Judiciário, para julgar o que já passou. Agora, aqui no Brasil, parece que fez aí uma lambança, uma mistura, que não tem funcionado, e tem criado, de certa maneira, um governo totalmente disfuncional. É o Judiciário legislando e criando uma série de problemas que nós temos enfrentado.
Assista:
*Você pode ouvir a entrevista em podcast no Pleno.News, no Spotify, na Deezer, na Amazon Music e no Apple Podcasts.
Leia também1 Zema fala sobre Moraes, ditadura no Brasil e faz revelações
2 Zema diz que daria indulto a Jair Bolsonaro "imediatamente"
3 Tarcísio critica Lula e diz a Zema que disputará reeleição em SP
4 Bolsonaro venceria Lula no 2º turno se eleições fossem hoje
5 Zema defende Nikolas: "Mais um ataque da máquina petista"



















