Leia também:
X ‘Moro é o candidato da Globo’, diz Glenn Greenwald

Zé de Abreu critica Frias e Porciuncula por teto da Rouanet

Secretaria de Cultura quer reduzir teto da Rouanet em 50%

Pleno.News - 02/01/2022 16h44 | atualizado em 02/01/2022 17h30

*EXCLUSIVO* José de Abreu faz noite de autógrafos Carolynne Under marca presença do livro 'Abreugrafia' na Livraria Travessa no Shopping Leblon, no Rio de Janeiro. Fotos Fabricio Pioyani/ Agnews
José de Abreu Foto: AgNews / Fabricio Pioyani

O ator José de Abreu usou as redes sociais, neste domingo (2), para criticar o secretário de Incentivo e Fomento à Cultura, André Porciuncula, e o secretário especial de Cultura, Mario Frias. O artista se manifestou após saber que a Secretaria de Cultura quer reduzir teto da Rouanet em 50%.

No Twitter, o artista chamou Frias e Porciuncula de “sabujos do ex-capitão”, fazendo também uma referência ao presidente Jair Bolsonaro. Ele discutiu ainda com outro usuário da rede social.

Porciuncula, que é responsável pelo setor que lida com a Lei Rouanet, afirmou no sábado (1º), que está avaliando uma redução de 50% no teto das verbas repassadas via Lei de Incentivo à Cultura. Ele comentou sobre o assunto no Twitter.

– Tenho conversado com o [secretário] Mario Frias, creio que seja o momento de uma redução de 50% no teto da Rouanet. Isso permitirá uma descentralização ainda maior dos recursos e beneficiará ainda mais os pequenos artistas. Em 2022, vamos ampliar o acesso desses pequenos agentes culturais – escreveu Porciuncula.

O secretário também alfinetou o que chamou de “elite artística arrogante e pedante”.

– Iremos reduzir, pulverizando os recursos para os pequenos artistas. Este é um governo dos pequenos. Acabou a época em que a Rouanet sustentava uma elite artística arrogante e pedante – disparou.

Após a repercussão da notícia, Porciuncula passou rebater artistas que afirmavam que a Lei Rouanet servia para pagar salário de artistas. Entre os descontentes estava o ator José de Abreu.

– A arrogância típica dos ignorantes. A Lei Rouanet não é caixa eletrônico de artista, apesar do que sua turma tentou fazer com ela. A lei é para tutelar a cultura nacional, museu, patrimônio histórico, cultura popular e tantas outras atividades que não são a mamata que gostava.

Leia também1 'Moro é o candidato da Globo', diz Glenn Greenwald
2 Esposa de Moro publica foto dos filhos com rostos borrados
3 Secretaria de Cultura quer reduzir teto da Rouanet em 50%
4 Frias rebate Antagonista: 'Minha cruzada é contra os vagabundos'
5 Chanceler venezuelano ataca Bolsonaro e pede transferência de migrantes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.