“Zanin terá de 60 a 62 votos no Senado”, diz Randolfe Rodrigues
Indicado de Lula será sabatinado na próxima semana
Monique Mello - 15/06/2023 11h13 | atualizado em 15/06/2023 12h10

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), falou, em entrevista à GloboNews, sobre a expectativa de aprovação do nome do advogado Cristiano Zanin, no Senado Federal, para uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF).
– Estamos com a expectativa que o doutor Zanin poderá ter 60 a 62 votos para ser ratificado como ministro do Supremo Tribunal Federal – disse na manhã desta quinta-feira (15).
Segundo Randolfe, a base para a previsão é primeira votação que ocorreu no atual período legislativo, que foi a votação para a Presidência do Senado.
– Naquela oportunidade, o nosso candidato à Presidência do Senado [Rodrigo Pacheco] teve 48 dos nosso colegas senadores. Nós acreditamos que teremos pelo menos 10 votos de partidos ditos de oposição – apontou.
Zanin será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na próxima quarta (21). Após a sessão de perguntas, acontecerá a votação do colegiado pela indicação e, em seguida, pelo Senado, onde precisa de ao menos 41 votos favoráveis. Se for aprovado, o advogado tomará posse em agosto.
Leia também1 Damares Alves diz ter gostado de Zanin, mas que votará contra ele
2 MDB irá apoiar Zanin no STF, diz vice-líder do partido no Senado
3 Ministra de Lula quer uma mulher negra indicada ao STF
4 Como "estratégia", parte dos senadores do PL apoiará Zanin
5 Míriam Leitão critica indicação de Zanin ao STF: "Retrocesso"