Zanin deixa defesa de Lula em processos no STF e no TSE
Futuro ministro do Supremo apresentou petição na qual solicitou que seu nome seja removido de processos
Paulo Moura - 23/06/2023 11h20 | atualizado em 23/06/2023 12h03
Aprovado para assumir o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e já com a posse na Suprema Corte agendada para o próximo dia 3 de agosto, o advogado Cristiano Zanin pediu, nesta quinta-feira (22), para deixar a defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em processos no STF e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nas petições, Zanin solicitou a retirada de seu nome das ações nas quais atua. No entanto, é esperado que, mesmo assim, ele se declare impedido para deliberar, enquanto ministro do Supremo, nos processos em que advogou.
– Pelo presente instrumento, Cristiano Zanin Martins, advogado habilitado nos autos em epígrafe, renuncia aos poderes que lhe foram outorgados, ficando mantidos os demais advogados constituídos. Requer-se ainda, por consequência, a exclusão do nome deste subscritor do sistema em relação ao patrocínio da causa – declarou o advogado nas petições.
Uma das ações no STF em que Zanin era o advogado é uma reclamação que tinha como relator justamente o ex-ministro Ricardo Lewandowski, que será substituído pelo indicado de Lula. No processo, a defesa do petista conseguiu o direito de acessar o acordo de leniência da construtora Odebrecht e da operação Spoofing, com as mensagens vazadas de procuradores da Lava Jato.
Já no TSE, Zanin deixará de ser o representante jurídico da Coligação Brasil da Esperança, que elegeu Lula presidente nas eleições de 2022. Ao longo do pleito, a equipe jurídica do petista ajuizou diversas ações que resultaram em inúmeras concessões de direitos de resposta contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Leia também1 Mulher vai a hospital por gripe, descobre gravidez e dá à luz
2 Jovem que estava em submarino ficou apavorado antes da viagem
3 Cofundador da OceanGate rebate críticas sobre segurança
4 Lira teve encontro com ministra da Saúde antes de ir para Europa
5 Mãe reencontra filho que passou 16 dias em coma e emociona web