Leia também:
X CPI quer associar episódio de argentinos com governo Bolsonaro

Zambelli depõe à PF e diz que irá continuar questionando ‘abusos’

Deputada foi intimada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, a depor no inquérito das Fake News

Henrique Gimenes - 05/09/2021 21h50 | atualizado em 05/09/2021 21h58

Deputada federal Carla Zambelli Foto: Câmara dos Deputados/Michel Jesus

Após ser intimada a prestar depoimento à Polícia Federal (PF), a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) informou, em suas redes sociais, que depôs ao órgão neste domingo (5). O depoimento ocorreu no âmbito do inquérito das Fake News e foi determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em nota, a deputada ressaltou que “mesmo sem ter tido acesso aos autos, em flagrante ofensa a preceitos constitucionais, estava ali para dizer a verdade, uma vez que jamais cometeu qualquer ilegalidade no decorrer de sua vida, seja pessoal, seja enquanto parlamentar”.

Zambelli afirmou que, “ainda que o artigo 221 do Código de Processo Penal garanta que parlamentares possam ‘ser inquiridos em local, dia e hora previamente ajustados entre eles e o juiz’, a parlamentar decidiu acatar a exigência de Alexandre de Moraes no domingo em que tem compromissos oficiais fora de SP, atendendo a intimação prontamente”.

A parlamentar disse entender “que, além de não ter praticado qualquer ato ilícito, a celeridade dos esclarecimentos é positiva para dirimir a ansiedade provocada por essas ações, estranhas ao devido processo legal, aos que devem, pacificamente, se manifestar no dia 07 de setembro na Avenida Paulista”.

Sobre os questionamentos feito pela PF, a deputada disse jamais ter defendido “que algum cidadão ofendesse ou praticasse atos hostis contra ministros ou qualquer pessoa. Eu defendo a necessidade dos poderes, cada um com sua atribuição. Inclusive que sejam independentes entre sim”.

Em sua publicação, Zambelli também disse que irá aos atos de 7 de setembro e convidou seus seguidores para irem às manifestações.

Leia a nota completa da deputada:

Neste domingo (5), a deputada federal Carla Zambelli prestou depoimento à Polícia Federal, no âmbito do inquérito 4879/STF.

Ainda que o artigo 221 do Código de Processo Penal garanta que parlamentares possam “ser inquiridos em local, dia e hora previamente ajustados entre eles e o juiz”, a parlamentar decidiu acatar a exigência de Alexandre de Moraes no domingo em que tem compromissos oficiais fora de SP, atendendo a intimação prontamente.

Ela entende que, além de não ter praticado qualquer ato ilícito, a celeridade dos esclarecimentos é positiva para dirimir a ansiedade provocada por essas ações, estranhas ao devido processo legal, aos que devem, pacificamente, se manifestar no dia 7 de setembro na Avenida Paulista. E onde ela estará, como esteve nos últimos 10 anos de sua vida de ativista pela transparência e liberdade. “Seguirei o caminho que tem pautado, há mais de uma década, minha ação cidadã em defesa da Liberdade, da Democracia e da Justiça”, afirma.

Na oitiva, Carla Zambelli esclareceu que mesmo sem ter tido acesso aos autos, em flagrante ofensa a preceitos constitucionais, estava ali para dizer a verdade, uma vez que jamais cometeu qualquer ilegalidade no decorrer de sua vida, seja pessoal, seja enquanto parlamentar.

“Quem defende a liberdade e as balizas constitucionais jamais trataria por ‘organização criminosa’ ou ‘ato antidemocrático’ uma reunião da sociedade com suas famílias e seus representantes para protestar pacificamente contra a corrupção, ou, cantar o hino e comemorar uma data histórica”, ressalta.

Zambelli cita ainda o Hino da Independência e reforça o chamamento para a manifestação da próxima terça. “Neste 7 de setembro estaremos nas ruas e entoaremos em alto e bom som que ‘houve mão mais poderosa’, contudo, ‘zombou deles o Brasil'”.

Na oitiva, Carla Zambelli foi questionada sobre o caminhoneiro Marcos Antônio Pereira, o Zé Trovão e quais seriam as intenções da deputada quanto a tuites sobre críticas ao STF e quanto ao dia 7 de setembro.

Questionada se deseja a destituição de ministros da Suprema Corte e quais são seus valores, Carla Zambelli ressaltou que “jamais defendi que algum cidadão ofendesse ou praticasse atos hostis contra ministros ou qualquer pessoa”.

“Eu defendo a necessidade dos poderes, cada um com sua atribuição. Inclusive que sejam independentes entre sim”, pontuou.

A deputada disse que sempre lutou “por um país livre, igual e sem os abusos, seja de quem for. Absolutamente ninguém está acima da lei”.

Zambelli finalizou destacando que todas as suas manifestações “sempre foram no sentido de conclamar o povo para a festa da Democracia”.

A deputada Carla Zambelli reforça os seguintes pontos e questiona:

1. As atitudes do Ministro Alexandre de Moraes têm levado o país à insegurança jurídica internacional que gera desgaste público e redução de investimentos em infraestrutura. Afinal “onde vamos parar”?

2. Qual será o limite para este tipo de abusos de autoridade contra cidadãos comuns e autoridades que representam milhares de brasileiros?

3. Alexandre de Moraes, que era para ser o guardião da Constituição, tem dado qual tipo de exemplo aos operadores do Direito no país, como professores, alunos, advogados, policiais, juízes, desembargadores, promotores, etc? Eles também poderão agir, a partir do exemplo, ao arrepio da Lei?

4. Supremo é o povo brasileiro e a nossa Constituição Federal, a qual garante esta superioridade, concluindo portanto, que tanto a deputada quanto ele, Ministro Alexandre de Moraes, são SERVIDORES deste mesmo povo.

5. Pede, mais uma vez, que sejam libertados os presos políticos e respeitada a escolha democrática da eleição do nosso Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

6. Afirma que não teme qualquer tipo de retaliação quando sua vida é dirigida e conduzida por Deus.

Leia também1 Bolsonaro sobre o STF: "Estão achando que vão me brochar”
2 Zambelli critica Moraes, do STF: "Fiscal de mesa de bar?"
3 R. Jefferson escreveu "última carta" antes de ser transferido
4 Homem é detido após xingar Moraes em bar e ministro fazer B.O.
5 Destemida, Zambelli dispara: "Não tenho medo de ser presa"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.