Leia também:
X Menino de 13 anos leva 14 tiros ao buscar primo para festa

‘Lacradores fingem não ver queimadas na Califórnia’

Deputada Carla Zambelli criticou silêncio de ativistas a respeito de incêndio florestal

Ana Luiza Menezes - 26/07/2021 18h06 | atualizado em 26/07/2021 18h47

Deputada Carla Zambelli Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (26), a deputada federal Carla Zambelli usou as redes sociais para criticar o ator Leonardo DiCaprio e a ativista ambiental Greta Thunberg, que estão em silêncio diante um devastador incêndio florestal ativo há três semanas na Costa Oeste dos Estados Unidos.

Segundo a parlamentar, lacradores de plantão fingem não ver as queimadas na Califórnia.

– Aguardem! Daqui [a] uns dias, os lacradores de plantão começam a criar ilações e narrativas em relação às queimadas decorrentes do clima seco e [da] baixa umidade na Amazônia. Enquanto isso, fingem não ver as queimadas pelo mesmo motivo [que ocorrem] na Califórnia. É hipocrisia que fala, né? – declarou Zambelli, no Twitter.

Publicação da deputada Foto: Reprodução

Engajados em causas ambientais, DiCaprio e Greta lideraram um movimento mundial de boicote ao Brasil por causa da devastação ambiental provocada por fenômenos naturais e pela ação de madeireiros ilegais. No entanto, eles se calaram diante daquele que já é considerado o maior incêndio da história dos Estados Unidos, batizado de Bootleg Fire.

De acordo com as autoridades, as chamas começaram no dia 4 deste mês e já queimaram uma área de pelo menos 1,6 mil quilômetros quadrados. A fumaça proveniente das queimadas na Costa Oeste é tão intensa que já cruzou o país e chegou a Nova Iorque, na Costa Leste, a mais de 4 mil quilômetros de distância da origem do fogo.

Além de acabar com habitats naturais, o incêndio também alcançou prédios e destruiu pelo menos centenas construções civis. Milhares de pessoas já foram evacuadas de suas casas, tanto nas regiões onde há fogo quanto nas atingidas pela fumaça. Ainda não há dados preciso sobre a quantidade de animais mortos.

Mais de 2 mil bombeiros atuam para conter as chamas, que não dão sinal de trégua.

Autoridades indicam que o incêndio começou por causa de um raio que atingiu o Sul do estado de Oregon. O clima seco e sem chuvas, além dos ventos fortes, permitiram que as chamas avançassem cerca de 6 quilômetros por dia.

Bombeiros estimam que apenas um terço do incêndio está controlado. Eles contam com a ajuda do clima, nos próximos dias, para aplacar as chamas.

Leia também1 DiCaprio, Greta e Macron se calam sobre incêndios nos EUA
2 Em carta a Biden, artistas pedem 'boicote' a acordo com Bolsonaro
3 Greta ataca Bolsonaro: 'Fracassou na hora de assumir responsabilidade'
4 Salles se irrita com DiCaprio e o desafia a ajudar a Amazônia
5 Salles manda DiCaprio "cuidar das coisas do país dele"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.