Zambelli: “Confio na autonomia da Câmara e do governo italiano”
Deputada se manifestou por meio de seus advogados
Pleno.News - 14/06/2025 12h02 | atualizado em 18/06/2025 13h16

A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) disse confiar “plenamente na autonomia e na soberania tanto da Câmara dos Deputados quanto do governo italiano”. Ela se manifestou por meio de seus advogados, nesta sexta-feira (13).
Na nota divulgada pelo Blog do Fausto Macedo, no jornal O Estado de S. Paulo, a defesa da parlamentar citou o caso Cesare Battisti, apontando que o governo brasileiro negou o pedido de extradição e concedeu asilo político ao italiano, “mesmo diante de uma condenação definitiva pela Justiça Italiana, em processo com amplas garantias, pelo assassinato de quatro pessoas e por integrar organização paramilitar”.
Os advogados de Zambelli são Fábio Pagnozzi, especialista em Direito Criminal, e o constitucionalista italiano Pieremilio Sammarco. Eles destacam, no texto, que Zambelli mantém seu mandato parlamentar no Brasil e possui cidadania italiana além da brasileira. As informações são do Poder360.
– A defesa italiana manifesta profunda preocupação diante de relatos de que a Polícia Federal brasileira tem conhecimento do paradeiro da parlamentar em território italiano, enquanto as autoridades locais afirmam desconhecer tal informação. Diante desse cenário, a defesa local, representada por Sammarco, comunicará imediatamente às autoridades italianas os fatos noticiados pela imprensa brasileira, a fim de que sejam apuradas eventuais condutas que possam configurar intervenção indevida, espionagem ou violação da soberania italiana – acrescentou a defesa.
Leia também1 Saiba quantas vezes o governo Lula condenou ações de Israel
2 STF nega recurso de mulher que pichou estátua no 8/1
3 Moraes revoga prisão de Gilson Machado, mas impõe medidas
4 Moraes pede à Meta dados do perfil que seria usado por Cid
5 Defesa de Mauro Cid nega plano de fuga e ataca Bolsonaro