“Minha equipe está trabalhando para impedir KGB do Moraes”
Deputada Carla Zambelli se manifestou por meio das redes sociais, nesta quinta-feira
Pleno.News - 01/09/2022 20h34 | atualizado em 02/09/2022 11h22

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), criou o Núcleo de Inteligência da Corte a fim de “coletar dados e processar informações de interesse da segurança pública durante o período eleitoral de 2022”. O grupo formado por sete pessoas será uma espécie de “serviço secreto” do TSE.
O núcleo vai agir, mediante dados coletados, adotando medidas para “refrear ações que possam ameaçar a normalidade do pleito”. Moraes assinou a portaria nesta terça-feira (30), e a publicação se deu nesta quinta (1º). A iniciativa surgiu durante a reunião entre o TSE e o Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares (CNCG), no último dia 24 de agosto.
O grupo é composto por Moraes, três representantes do TSE e comandantes das polícias militares de Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.
De acordo com o 3º artigo da portaria da Corte Eleitoral, o novo órgão irá produzir relatórios e terá sua forma de atuação “definida por seu presidente”, Alexandre de Moraes. Papel semelhante já foi exercido em eleições passadas pela já existente Agência Brasileira de Inteligência (Abin), em parceria com o TSE.
Por meio das redes sociais, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) criticou Moraes.
– A criação de um “núcleo de inteligência ou serviço secreto” no TSE é inconstitucional e põe em risco a imparcialidade do sistema eleitoral. Minha equipe jurídica já está trabalhando em uma ação para impedir a criação da KGB do Moraes. Alguém tem que parar este psicopata!!! – escreveu.
Leia também1 Moraes cria o "serviço secreto" do TSE para atuar nas eleições
2 Moraes quer ter controle sobre o país, alerta Bolsonaro na CNN
3 Empresários alvos de Moraes ganham 1 minuto de silêncio
4 Site com ataques ao presidente Jair Bolsonaro sai do ar
5 Em live, Jair Bolsonaro convida o povo para o 7 de Setembro