Leia também:
X Vídeo mostra menino atacado por pit bull. Mãe: “Não chorou”

YouTube suspende canal da Alesp por vídeo sobre lockdown

Assembleia Legislativa de São Paulo disse que já solicitou ao YouTube a reconsideração da medida

Paulo Moura - 30/06/2022 11h59 | atualizado em 30/06/2022 12h06

Assembleia Legislativa de São Paulo Foto: Alesp/Carol Jacob

O YouTube decidiu suspender o canal da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) na plataforma por um período de sete dias sob a alegação de “informações médicas incorretas”. Apesar de não retirar efetivamente o canal do ar, a medida impede que a Casa publique vídeos ou faça transmissões ao vivo.

De acordo com a Alesp, a notificação foi relacionada a um vídeo exibido na última segunda-feira (27) durante uma atividade realizada pelo deputado Douglas Garcia (Republicanos). A obra em questão foi o documentário Lockdown, uma história de desinformação e poder, filme que traz críticas contra as medidas restritivas adotadas no Brasil e no mundo contra a Covid-19.

Por meio de nota, a Assembleia Legislativa de São Paulo disse que já solicitou ao YouTube a reconsideração da medida. O deputado Douglas Garcia, por sua vez, lamentou que o YouTube “censure o canal da maior Assembleia Legislativa da América Latina”.

– Não é a primeira vez que isso acontece. Até audiências públicas – cuja natureza é dar voz ao povo para que fale livremente diante dos parlamentares – já sofreram censuras por parte da plataforma. Exatamente por isso, eu já tinha protocolado um requerimento, que está na pauta da comissão dos direitos do consumidor de amanhã, para que um representante do YouTube venha até a Assembleia Legislativa explicar esses atos de censura – afirma.

No ano passado, o canal da Alesp no YouTube já havia recebido uma advertência da plataforma. Na ocasião, o vídeo era relacionado a um ato também organizado por Douglas que trazia críticas contra a vacinação compulsória.

Leia também1 "Esquerda não deixará o poder se voltar", diz Bolsonaro à Fox News
2 Corpos em caminhão tinham tempero para disfarçar odor
3 Israel convoca novas eleições; Netanyahu lidera pesquisa
4 Saiba quem é Daniella Marques, a nova presidente da Caixa
5 Ação contra pornografia infantil cumpre mais de 160 mandados

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.