Leia também:
X Youtuber Jon Vlogs é detido após se envolver em briga na Croácia

X recorre de decisão de Moraes que tirou do ar perfis de Zambelli

Rede social do empresário Elon Musk voltou a discordar de decisão do magistrado

Pleno.News - 09/06/2025 16h26 | atualizado em 09/06/2025 20h16

Alexandre de Moraes e Elon Musk Fotos: Alejandro Zambrana/Secom/TSE e EFE/EPA/ALEXANDER BECHER

A rede social X, do empresário Elon Musk, pediu nesta segunda-feira (9) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconsidere a ordem para bloquear os perfis da deputada Carla Zambelli (PL-SP) na plataforma.

A empresa pede que o ministro volte atrás na própria decisão ou envie o processo para análise no plenário do Supremo Tribunal Federal.

Como alternativa, caso o STF negue liberar os perfis, o X pede que seja decretada apenas a remoção de publicações específicas, e não das contas inteiras, ou que o tribunal defina um prazo máximo para os perfis ficarem fora do ar.

A plataforma destaca que o bloqueio completo das contas é desproporcional.

– A manutenção da ordem de bloqueio integral das contas @Zambelli2210 e @ZambelliRita_acabaria por atingir não apenas aquele conteúdo tido por ilícito, como também outros que podem ser considerados lícitos e que, portanto, são protegidos pela liberdade de manifestação e de informação – diz um trecho do recurso.

Moraes determinou o bloqueio dos perfis da deputada nas redes sociais na mesma decisão em que decretou sua prisão preventiva.

– Lamentavelmente, o intuito criminoso de Carla Zambelli permanece ativo e reiterado, insistindo a condenada – mesmo que de modo atabalhoado e confuso – na divulgação de notícias fraudulentas, no ataque à lisura das eleições e nas agressões ao Poder Judiciário – justificou o ministro.

Carla Zambelli foi condenada pela Primeira Turma do STF a dez anos de prisão, em regime inicial fechado, e à perda do mandato pela invasão hacker aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A pena só não começou a ser cumprida porque há recursos pendentes. O primeiro deles foi rejeitado por unanimidade na semana passada.

Passados 20 dias da condenação, ela deixou o Brasil, inicialmente rumo aos Estados Unidos. Agora, a deputada diz estar na Itália.

Por ordem de Moraes, o nome de Carla Zambelli foi incluído na lista de difusão vermelha da Interpol, o alerta para foragidos internacionais. O ministro também determinou que o Ministério da Justiça e Segurança Pública dê início aos trâmites para extradição da deputada.

*AE

Leia também1 Sóstenes: STF rasga Constituição e Congresso assiste de joelhos
2 Bolsonaro rejeita treinamento e prepara depoimento espontâneo ao STF
3 Motta: Câmara vai decretar perda de mandato de Carla Zambelli
4 Banco bloqueia contas e cartões de Carla Zambelli; saiba mais
5 "Moraes faz chicana para cassar Zambelli à revelia da Câmara"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.