Leia também:
X Justiça manda leiloar lancha, casa e carros de luxo de Romário

Weintraub após decisão de Moraes: ‘Estou livre para voltar ao Brasil’

Ex-ministro celebrou arquivamento do inquérito de atos antidemocráticos

Ana Luiza Menezes - 01/07/2021 18h33 | atualizado em 01/07/2021 21h12

Ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou as redes sociais nesta quinta-feira (1º) para comentar a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que arquivou o inquérito que investiga a organização de atos antidemocráticos.

– Acabou! O processo foi arquivado. Estou livre para voltar ao Brasil. Me aguardem. Um beijo a todos (menos para a tigrada). Hoje eu vou comemorar! Freedom, freedom – escreveu.

Apesar da medida, Moraes acabou abrindo uma nova investigação para apurar a existência de organização criminosa digital que agiria contra a democracia.

O inquérito dos atos antidemocráticos foi aberto no ano passado e investigava manifestações realizadas em 2020 que defendiam causas como o fechamento do Congresso, do STF e a adoção de um novo AI-5.

Já o novo inquérito irá analisar “a presença de fortes indícios e significativas provas apontando a existência de uma verdadeira organização criminosa, de forte atuação digital e com núcleos de produção, publicação, financiamento e política absolutamente semelhantes àqueles identificados no Inquérito 4.781, com a nítida finalidade de atentar contra a Democracia e o Estado de Direito”.

Esse inquérito será conduzido pela Polícia Federal (PF), terá um prazo inicial de 90 dias e ficará a cargo da delegada Denisse Dias Rosas Ribeiro.

Em sua decisão, Moraes apontou uma articulação contra a democracia envolvendo Allan dos Santos, do Canal Terça Livre. De acordo com o ministro, há “fortes indícios” de que o jornalista seria um dos organizadores do que o decano chamou de “ataque à democracia”.

Leia também1 STF: Moraes arquiva inquérito de atos antidemocráticos
2 Abraham Weintraub diz não se arrepender de ter criticado o STF
3 Irmãos Weintraub pegam Covid-19 nos EUA: "Cepa agressiva"
4 Weintraub aparece em 2° em pesquisa para governador de SP
5 Weintraub: 'Estou disposto a impedir que o Brasil vire a Venezuela'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.