Leia também:
X Flávio ironiza: “Grupo de Whats virou organização criminosa”

Weber rejeita suspender ação contra Bolsonaro até fim da CPI

Ministra afirmou que a PGR "desincumbiu-se de seu papel constitucional" ao pleitear o adiamento de abertura de investigação

Pleno.News - 02/07/2021 08h03 | atualizado em 02/07/2021 10h04

Ministra Rosa Weber, do STF Foto: STF/Rosinei Coutinho

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para suspender a tramitação da notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro por suposta prevaricação até o fim dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid.

Em despacho publicado no fim da noite de quinta-feira (1°), a magistrada determinou a “reabertura de vista dos autos” (ou seja, a análise do processo por parte do Ministério Público). Na decisão, Rosa Weber defende que a PGR “desincumbiu-se de seu papel constitucional” ao pleitear o adiamento da decisão sobre autorizar a abertura de investigação contra Bolsonaro ou não.

– A instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito não inviabiliza a apuração simultânea dos mesmos fatos por outros atores. No desenho das atribuições do Ministério Público, não se vislumbra o papel de espectador das ações dos Poderes da República – afirmou.

A notícia-crime contra Bolsonaro foi protocolada no STF pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Fabiano Contarato (Rede-ES) e Jorge Kajuru (Podemos-GO), na última segunda-feira (28), com a acusação de que o chefe do Planalto cometeu crime de prevaricação ao não determinar a abertura de investigação sobre a compra da Covaxin.

*AE

Leia também1 Flávio ironiza: "Grupo de Whats virou organização criminosa"
2 Eleito pela direita, Frota agora se declara de 'centro-esquerda'
3 EUA: Pastor diz que Biden está "possuído por demônios"
4 Eduardo Leite se assume na TV: 'Sou um governador gay'
5 Weintraub diz que continua sendo investigado pelo STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.