Leia também:
X CPI da Covid aprova pedido de afastamento de Mayra Pinheiro

Voto auditável é preocupação legítima, dispara Nunes Marques

Magistrado foi o único que não assinou carta de apoio às urnas eletrônicas

Monique Mello - 03/08/2021 15h07 | atualizado em 03/08/2021 16h17

Ministro Kassio Nunes Marques, do STF Foto: SCO/STF/Fellipe Sampaio

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques, divulgou na noite de segunda-feira (2), uma nota na qual defende o voto impresso auditável como “uma preocupação legítima do povo brasileiro”.

– O Ministro Nunes Marques reconhece que o debate acerca do voto impresso auditável se insere no contexto nacional como uma preocupação legítima do povo brasileiro e que Sua Excelência, na condição de Juiz, respeitará a expressão da vontade popular a ser externada pelo Congresso Nacional, foro adequado para tais debates, seja mantendo ou alterando a sistemática de votação e apuração de votos, nos termos da Constituição – diz a nota assinada pelo ministro.

O posicionamento se opõe à nota conjunta publicada também na segunda-feira pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, e mais 18 ex-presidentes da instituição.

No documento, os magistrados classificaram o voto impresso auditável, amplamente defendido pelo presidente Jair Bolsonaro e por aliados do governo, como um mecanismo inadequado para garantir a segurança das eleições. Nunes Marques esclareceu não ter sido consultado sobre a nota conjunta.

– Em atenção a questionamentos, o ministro Nunes Marques esclarece, a respeito da nota pública do Tribunal Superior Eleitoral, o seguinte: o ministro Nunes Marques não foi consultado previamente em nenhum momento a fim de que pudesse concordar, ou não, com o teor da nota publicada pelo TSE, esclarecendo, por oportuno, que não compõe e ainda não chegou a compor essa Corte Superior – afirma a nota.

 

Leia também1 18 ex-presidentes do TSE enviam nota rechaçando voto auditável
2 'Grande impacto ambiental', diz Barroso sobre voto auditável
3 "Barroso presta um desserviço à nação", afirma Jair Bolsonaro
4 Voto auditável: Bolsonaro sugere ato em SP como "último recado"
5 Bolsonaro sugere que Barroso 'baixe a crista': 'Quem ele pensa que é?'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.