Vorcaro afirma que sua delação atinge “pessoas do atual governo”
Ex-banqueiro diz ter se aliado com "núcleo" da gestão atual para se "proteger"
Pleno.News - 03/09/2026 11h18 | atualizado em 03/09/2026 13h15

Em depoimento ao gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, o ex-banqueiro Daniel Vorcaro afirmou que a delação premiada que pretendia fazer contém revelações sobre pessoas ligadas ao “núcleo do atual governo”.
– Toda a minha colaboração, ela, no que tange a pessoas, são pessoas do núcleo do atual governo, que eu acabei fazendo relação para me proteger dos ataques que eu estava sofrendo. E aí, nesses momentos, teve uns casos que foram cruzadas linhas de moralidade, linhas de ilicitude, que esses eu pretendia relatar – declarou ele, segundo informações do blog de Camila Bomfim, do G1.
De acordo com o gabinete de Mendonça, o depoimento foi colhido por um juiz auxiliar mediante um pedido feito pela defesa de Vorcaro, “que relatou estar sofrendo graves intimidações e solicitou ser ouvido com urgência”.
Na oitiva, o ex-banqueiro afirmou que desistiu de dar seguimento à delação por estar se sentindo ameaçado por “pessoas do poder”. Vorcaro sustenta que, no seu entendimento, sua prisão já representou uma “intimidação” para que ele não “externasse os fatos que desejava falar desde o começo dessa operação”.
A proposta de delação por parte de Vorcaro foi rejeitada pelo Ministério Público sob o argumento de que ela não continha informações relevantes que os investigadores já não tivessem conhecimento.
Fundador do Banco Master, Vorcaro é investigado por suspeita de liderar a maior fraude financeira do país, e gestão fraudulenta na instituição. O esquema incluía a emissão de títulos sem lastro real (CDBs), transações milionárias atreladas a esquemas ilícitos, além de tentativas de obstrução de Justiça e tráfico de influência.
Leia também1 Folha, Globo e Estadão reagem pedindo saída de Moraes do STF
2 Renan Santos leva pedidos de impeachment de Toffoli e Moraes
3 PoderData/Aya: Flávio Bolsonaro lidera contra Lula no 2° turno
4 Flávio: Esse tal de Lula foi o único a não se pronunciar sobre Moraes
5 “Lula tem o rabo preso”, diz Flávio em ato no Rio Grande do Sul



















