Leia também:
X CPI: STF decide nesta quarta se aprova decisão de Barroso

Vítima da Covid, deputado José Schiavinato morre aos 66 anos

Deputado deu entrada em um hospital de Brasília no dia 3 de março

Paulo Moura - 14/04/2021 08h40 | atualizado em 14/04/2021 09h14

Deputado José Carlos Schiavinato morreu vítima da Covid-19 Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

O deputado federal José Carlos Schiavinato (Progressistas-PR) morreu na noite desta terça-feira (13), aos 66 anos, por complicações decorrentes da Covid-19. Ele foi o primeiro deputado federal em exercício a falecer por conta da doença. Sua mulher, Marlene de Fátima da Silva Schiavinato, também foi vítima do novo coronavírus há pouco mais de um mês.

Schiavinato deu entrada em um hospital de Brasília, no dia 3 de março. Uma semana depois, segundo boletim médico, foi transferido para uma unidade de terapia intensiva (UTI), onde ficou sedado e em ventilação mecânica. A morte foi confirmada em publicação nas redes sociais do deputado.

– Esperávamos um milagre. E ele não veio. Ou aconteceu de uma forma que neste momento não sabemos compreender. José Carlos Schiavinato acabou de falecer na noite dessa terça-feira, 13 de abril. Pedimos a todos que se unam em uma grande oração por um dos homens que mais fez por Toledo e pela região. Schiavinato é o primeiro deputado federal a morrer vítima da Covid-19. O corpo será transladado de Brasília para Toledo – diz o comunicado.

A mulher de Schiavinato, Marlene de Fátima da Silva Schiavinato, morreu no dia 12 de março, aos 64 anos. O marido nem chegou a saber de seu falecimento. Ela tratava um câncer havia três anos e teve complicações após ser contaminada pelo novo coronavírus. Os dois estavam juntos havia 41 anos e deixaram dois filhos e seis netos.

O boletim médico divulgado no dia 6 relatava “grande preocupação” da equipe médica com o pulmão de Schiavinato, afetado pela Covid-19. Informava ainda mais um procedimento para desobstrução das vias biliares e uso de medicação para combater uma nova infecção.

Nascido no dia 12 de setembro de 1954, na cidade de Iguaraçu (PR), Schiavinato foi eleito deputado estadual no Paraná em 2015 e, quatro anos depois, tornou-se deputado federal com 75.540 votos. Exercia seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados e era membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Engenheiro Civil formado na turma de 1977 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ele seguiu os passos do pai, Armando Schiavinato, e elegeu-se prefeito de Toledo (PR) por duas gestões consecutivas (2005 a 2012).

REPERCUSSÃO

Nas redes sociais, parlamentares lamentaram a morte de Schiavinato.

– Extremamente triste pelo falecimento esta noite do colega José Carlos Schiavinato do PP do Paraná. Um colega querido por todos e que não resistiu ao Covid. Que Deus o receba em seus braços misericordiosos e conforte familiares, amigos, colegas e a todos nós! – escreveu a deputada Bia Kicis (PSL-DF), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Também deputado pelo Paraná, Pedro Lupion (DEM-PR) comunicou sentimentos de pesar aos familiares de Schiavinato.

– Municipalista e defensor do setor produtivo no Paraná, como eu, [ele] fará falta na Câmara dos Deputados – declarou Lupion.

O deputado Filipe Barros (PSL-PR) lamentou a morte do colega.

– Meus sinceros sentimentos a toda família do José Carlos Schiavinato, querido colega de bancada paranaense. Que Deus conforte o coração de toda família – escreveu.

Também da base do governo Bolsonaro, a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) disse que o Paraná está em luto.

– Lamento profundamente o falecimento do querido Deputado José Carlos Schiavinato – disse.

MORTES NO CONGRESSO

Há quatro semanas, a Covid-19 levou o senador Major Olimpio (PSL-SP), aos 58 anos, após 16 dias de internação. Outras vítimas da doença no Congresso foram o senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), aos 83 anos, e o senador José Maranhão (MDB-PB), aos 87.

*Estadão

Leia também1 CPI: STF decide nesta quarta se aprova decisão de Barroso
2 Cientistas criam sensor para implantar na pele e detectar vírus
3 Planos de saúde terão que liberar teste de Covid imediatamente
4 Artigo é questionado por dizer que lockdown não funciona
5 Doria inaugura hospital de campanha com só um sexto da capacidade

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.