Vídeo: Zoe Martínez critica “tour comunista” para calouros no RS
"Essa turminha precisa de uma imersão no comunismo real", disse a vereadora
Ana Luiza Menezes - 18/03/2025 22h00 | atualizado em 19/03/2025 14h14

Nesta terça-feira (18), a vereadora Zoe Martínez (PL-SP) usou as redes sociais para reagir a um vídeo que mostra um coletivo estudantil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que está organizando uma recepção aos calouros chamada “tour comunista”. Segundo ela, “essa turminha precisa de uma imersão no comunismo real”.
– Essa turminha precisa de uma imersão no comunismo real. Me coloco à disposição para ajudá-los a morar em Cuba – destacou a vereadora.
No vídeo de crítica, Zoe se manifestou ainda contra o uso de linguagem neutra.
– Caloures? Como você entra na faculdade sem saber o português básico, querida? (…) Meu Deus, melhor a gente se preparar para o que vem por aí. Vai começar o discurso dos revolucionários comunistas que não abandonam os luxos capitalistas providos por papai e mamãezinha – disse.
Ver essa foto no Instagram
ENTENDA
O evento do coletivo estudantil foi marcado para acontecer, no próximo sábado (22), e vem sendo divulgado pelo grupo esquerdista Faísca Revolucionária desde o último dia 11 de março. A instituição de ensino é a mesma na qual uma reitora gravou recentemente um vídeo oficial de saudação à comunidade acadêmica utilizando linguagem neutra.
No vídeo de apresentação do evento, uma das integrantes do coletivo diz que o objetivo do tour é caminhar pelo campus para “contar a história que ninguém conta”, sob uma “perspectiva marxista”. Logo no começo do vídeo, a estudante faz uso da chamada “linguagem neutra” e dá boas-vindas a “todes” os “caloures”.
Apesar de ser um grupo manifestamente esquerdista, o coletivo estudantil diz que é “uma juventude que luta por um movimento estudantil independente, de oposição de esquerda ao governo Lula-Alckmin para enfrentar a extrema-direita e os ataques!”.
REITORA DA UFRGS USOU LINGUAGEM NEUTRA

Recentemente, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Márcia Barbosa, adotou a chamada “linguagem neutra” em um vídeo de volta às aulas para o primeiro semestre de 2025. Ao fazer sua saudação, Barbosa utilizou a expressão “bem-vindes”.
O fato gerou diversas críticas e reclamações nas redes sociais. O conteúdo foi publicado no último dia 10 de março nas páginas oficiais da instituição.
Leia também1 Lula diz que projeto do Imposto de Renda é "justo" e "humanista"
2 "Fuga" de Eduardo Bolsonaro é encenação desesperada, diz Gleisi
3 Governo Lula concentra quase 80% de publicidade em 5 agências
4 Eduardo Bolsonaro diz que vai pedir asilo político nos EUA
5 Moraes arquiva investigação contra Eduardo Bolsonaro