Leia também:
X Fux vai se declarar impedido de julgar delação de Sérgio Cabral

Vídeo do TSE em defesa da urna eletrônica tem ‘chuva’ de dislikes

Primeiro vídeo de campanha da Justiça Eleitoral já passa das 10 mil descurtidas e tem menos de 300 curtidas

Paulo Moura - 14/05/2021 10h26 | atualizado em 14/05/2021 10h41

Vídeo sobre urnas eletrônicas recebeu grande quantidade de descurtidas Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, nesta sexta-feira (14), uma campanha em defesa da utilização da urna eletrônica. Nas redes, é o próprio presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, quem protagoniza vídeos classificando o processo de voto eletrônico como “seguro, transparente e auditável”. O novo projeto, porém, tem recebido forte rejeição nas redes sociais.

Lançado na quinta-feira (13) com o título Na urna eletrônica brasileira você pode confiar!, o primeiro vídeo da campanha está com uma altíssima taxa de descurtidas no canal do YouTube da Justiça Eleitoral. Até 10h desta sexta, a gravação tinha pouco mais de 24 mil visualizações e já passava dos 10 mil dislikes. O número de curtidas, por sua vez, era de apenas 249.

Vídeo sobre confiabilidade da urna eletrônica teve enxurrada de dislikes Foto: Reprodução

Nos comentários da publicação, a situação não era diferente. Muitos usuários pediam a implantação do voto auditável e questionavam os motivos da rejeição do TSE ao mecanismo de impressão do voto, defendido por apoiadores do governo federal e endossado pelo presidente Jair Bolsonaro. Em grande parte das mensagens, os internautas ainda disseram não confiar no método atual.

A iniciativa do TSE acontece um dia depois de ser instalada na Câmara uma comissão especial sobre o “voto impresso auditável”, cujo objetivo será analisar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), que trata justamente da impressão do voto. A instalação aconteceu após determinação do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

– É importante para que não paire dúvida na cabeça de nenhum brasileiro. Temos que respeitar o sistema eleitoral, mas ele também tem que ser possível de auditagem – disse Lira ao participar de um evento em Alagoas ao lado de Bolsonaro na quinta-feira.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.