Leia também:
X Megaoperação resgata 337 em trabalho análogo à escravidão

Vice da Colômbia torce por vitória de Lula: “Será magnífico”

Francia Márquez esteve no Brasil nesta semana

Monique Mello - 28/07/2022 18h25 | atualizado em 28/07/2022 18h50

Francia Marquez e Lula Foto: EFE/Fernando Bizerra Jr

Francia Márquez, vice-presidente eleita da Colômbia, já manifestou sua torcida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial no Brasil. Integrante do primeiro governo de esquerda da história de seu país, a política declarou que uma vitória do petista seria algo “magnífico”.

– Se Lula ganhar será magnífico, porque não somente vamos nos articular entre movimentos sociais, mas também com um governo que terá agendas muito semelhantes às que impulsionaremos a partir da Colômbia – disse em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, em passagem pelo Brasil nesta semana.

A menos de 15 dias da posse de Gustavo Petro como presidente da Colômbia, Márquez iniciou uma viagem por outros países da América do Sul para vários atos e encontros com autoridades no Brasil, Chile, Argentina e Bolívia.

A colombiana encontrou-se com Lula em São Paulo, nesta terça-feira (26), na sede da Fundação Perseu Abramo, vinculada ao PT. Ao ser questionada de por que não se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro (PL), Francia disse que seu objetivo no Brasil era “impulsionar as lutas dos movimentos sociais negros, dos movimentos indígenas, dos movimentos camponeses, dos movimentos ambientais que ajudam a enfrentar o desafio da crise ambiental, dos movimentos de mulheres por seus direitos à igualdade e justiça”.

Ainda sobre o chefe do Executivo, Francia disse que “o povo brasileiro votou nele [em Bolsonaro]. E respeitamos essa decisão, ainda que não concordemos com as ideias e políticas dele”.

Quanto a Lula, os elogios se seguiram:

– Lula é o único presidente que levou em consideração os direitos da população negra no Brasil. Um país em que mais de 50% das pessoas são negras tem que pensar em políticas de governo a favor dessa população – declarou.

Francia Márquez e Lula Foto: EFE/Fernando Bizerra Jr

Leia também1 Lula afirma que venda de empresas públicas "vai parar"
2 Jovem Pan veta comentaristas de extrema direita em sabatinas
3 Bolsonaro ironiza publicação de Lula com cena de As Branquelas
4 Cesta básica na Venezuela custa quase 20 salários mínimos
5 Bolsonaro sobre Lula: "Querem botar pessoa que não deu certo"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.