Leia também:
X Twitter ‘censura’ Allan dos Santos por ordem da Justiça

Pacheco: “Veto a absorventes é candidatíssimo a cair”

Presidente do Senado afirmou que o Congresso está disposto a " contribuir com o governo nas soluções de cunho fiscal"

Henrique Gimenes - 08/10/2021 20h49 | atualizado em 08/10/2021 21h30

Presidente Jair Bolsonaro e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco Foto: Alan Santos/PR

Na noite desta sexta-feira (8), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), comentou a decisão do presidente Jair Bolsonaro de vetar um projeto de lei que determinava a distribuição gratuita de absorventes a mulheres de baixa renda. Em suas redes sociais, o senador afirmou que o veto de Bolsonaro é “candidatíssimo a ser derrubado” no Congresso.

O projeto foi aprovado pelo Congresso no dia 14 de setembro e cria o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. Ao sancionar a proposta, Bolsonaro vetou dois artigos: um que previa a distribuição gratuita dos absorventes e o outro que definia quais seriam as beneficiárias. Ele disse ter sido “obrigado a vetar” a medida porque o projeto não definia de onde sairiam os recursos para bancar os gastos.

Em sua conta do Twitter, Pacheco afirmou que o Congresso está pronto para “contribuir com o governo nas soluções de cunho fiscal”, mas apontou que o veto será derrubado.

– Sobre o projeto de lei que prevê fornecimento de absorventes pelo SUS, pautei no Senado e o aprovamos rapidamente porque queríamos transformar essa realidade. São impressionantes as histórias de proteção com papel de jornal e miolo de pão por adolescentes e mulheres carentes. O Congresso está pronto para contribuir com o governo nas soluções de cunho fiscal, mas considero desde já que esse veto é candidatíssimo a ser derrubado – apontou.

Leia também1 Vereadora questiona se governo do PT distribuiu absorventes
2 Distribuição de absorventes teria custo de R$ 84 milhões. Entenda!
3 Bolsonaro rebate polêmica com absorventes: 'Obrigado a vetar'
4 Sem fonte de custeio, Bolsonaro veta distribuição de absorvente

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.