Venda de bandeiras aumenta em atos pró-governo e cai nos do PT
Parte dos ambulantes acompanham viagens de Bolsonaro pelo país para vender seus itens
Thamirys Andrade - 02/08/2021 11h25 | atualizado em 02/08/2021 13h34

Vendedores ambulantes têm obtido lucro com as motociatas e manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro. No domingo (1°), comerciantes da avenida Paulista relataram ter observado um aumento pela procura da bandeira do Brasil pelos apoiadores do chefe do Executivo. Em contrapartida, nas manifestações da esquerda, em que a aposta são as bandeiras LGBTQIA+ ou “Fora Bolsonaro”, as vendas têm diminuído em comparação aos primeiros atos contra Bolsonaro. As informações são da Folha de S. Paulo.
Para o vendedor Natalino, de 55 anos, o melhor público para suas vendas é o do presidente. Já as manifestações da oposição geralmente não têm sido muito lucrativas.
– Eu fui porque não tinha nada para fazer. Vendi, mas nada comparado com hoje [domingo] – relatou.
A maioria dos ambulantes conta que acompanha as viagens de Bolsonaro pelo país, para vender seus itens, especialmente no caso das motociatas.
– Acompanho todas. A próxima agora é [em] Florianópolis. A gente segue as caravanas – contou Clayton, de 38 anos.
O ambulante vende itens nas manifestações desde os atos pela destituição da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2015, quando a bandeira do Brasil estava começando a ser adotada pela direita.
Para Gerson, de 50 anos, as vendas têm sido equilibradas entre os atos da oposição e pró-governo. No ato de domingo (1o) pelo voto impresso, ele afirma ter vendido 80 bandeiras do Brasil; cada uma por R$ 30.
– Foi equilibrado com os outros [atos] da esquerda. [Mas] No fim de semana passado, não foi muito legal, não. Vendi só dez máscaras. Tinha muita gente, mas ninguém comprando – relembrou do protesto em favor do impeachment, na Paulista.
Leia também1 Jair Bolsonaro dispara contra Barroso: “Se acha o máximo”
2 STF pede que Bolsonaro explique bloqueio a jornalistas no Twitter
3 Dono da Davati afirma que foi enganado por intermediários
4 Olavo de Carvalho volta a ser internado em SP, diz colunista
5 CPI da Covid pauta pedido de convocação de Braga Netto