Leia também:
X Kim Kataguiri: “Resolução do CNJ vai soltar criminosos em hospitais de custódia”

Veja quanto a live de Janja na TV Brasil custou aos cofres públicos

Programa é alvo de pelo menos três processos

Monique Mello - 07/04/2023 15h15 | atualizado em 10/04/2023 18h35

Primeira-Dama, Janja, ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves e apresentadora Luana Xavier durante programa Papo de Respeito Foto: Foto Lula Marques/ Agência Brasil

O programa apresentado pela primeira-dama, Janja Lula da Silva, por meio de uma live no canal da TV Brasil no YouTube, no dia 7 de março, custou R$ 17.780,29 aos cofres públicos. Os gastos incluem locação, o cenário, a maquiagem dos participantes, entre outros.

Intitulado Papo de Respeito, o programa idealizado por Janja gerou polêmica, sobretudo entre a oposição, por suposto uso de estrutura pública para autopromoção.

Rubinho Nunes (União Brasil), vereador em São Paulo, chegou a comparar Lula e Janja a Nicolás Maduro e Cilia Flores. A primeira-dama venezuelana ganhou um programa do marido em um canal estatal.

O valor de quase R$ 18 bilhões consta no relatório da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) referente a março, que será encaminhado à Secom até o 15º dia útil de abril.

A quitação ficará a cargo da pasta ligada à Presidência da República, por meio de um contrato mantido com a empresa pública para a promoção de conteúdos institucionais do governo federal.

A transmissão do programa não movimentou apenas parlamentares de oposição. Uma ala da EBC se constrangeu com o episódio, alegando defender a independência da instituição em relação ao governo.

Há pelo menos três processos movidos por políticos da oposição questionando o Papo de Respeito na Justiça. Um deles pelo deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) que disse que a socióloga criou a “TV Janja”.

Leia também1 Janja da Silva é processada por se "apropriar de TV do governo"
2 Após live, EBC descarta novas participações da primeira-dama
3 Antes de ser preso, Lula recebeu Janja em cama improvisada
4 Governo Lula faz evento para inaugurar letreiro de ministério
5 Mulher de Marcelo Freixo entra para diretoria da TV do governo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.