Leia também:
X Lula visita fábrica de empresário que confessou propina

Veja quais ministros julgarão inelegibilidade de Bolsonaro

Composição é do quórum completo do TSE, ou seja, sete ministros

Monique Mello - 03/06/2023 11h54 | atualizado em 03/06/2023 15h04

Jair Bolsonaro Foto: Antonio Augusto / Secom / PGR

Já está definida a formação dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que julgarão a ação que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível. A composição sofreu algumas alterações nas últimas semanas, com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski, além do término dos mandatos de Sérgio Banhos e Carlos Horbach.

Estes dois últimos ministros, inclusive, haviam sido indicados por Bolsonaro em sua gestão. O Código Eleitoral prevê que para julgar uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) o quórum do tribunal precisa estar completo. No caso do TSE, é necessário que sete ministros estejam no plenário.

Acaso haja impedimento de algum juiz comparecer, um substituto deverá ser convocado, ou o respectivo suplente.

Desta forma, não havendo nenhuma mudança, os ministros que julgarão a ação contra Bolsonaro são: Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Kássio Nunes Marques, Benedito Gonçalves (relator), Raul Araújo Filho, Floriano de Azevedo Marques Neto e André Tavares.

A ação é movida pelo PDT e questiona a reunião em que Bolsonaro denunciou suspeitas sobre a segurança do processo eleitoral a embaixadores estrangeiros. O encontro aconteceu em julho de 2022 no Palácio do Alvorada.

O vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, defendeu a condenação do ex-presidente por abuso de poder político. O argumento é que Bolsonaro usou indevidamente o cargo.

A ação foi liberada pelo ministro Benedito Gonçalves na mesma semana em que o TSE mudou a composição. Dois ministros indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aliados de Moraes assumiram na terça-feira (30), vagas na Corte Eleitoral.

Leia também1 Justiça manda notificar Jair Bolsonaro sobre multa
2 Saiba quais são os próximos ministros do STF a se aposentar
3 Zanin perde para influencer apoiador de Bolsonaro na Justiça
4 Bolsonaro sobre Zanin no STF: "Competência do presidente"
5 Aliados de Bolsonaro anseiam por Moraes depondo na CPMI

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.