Veja os documentos divulgados por Bolsonaro sobre invasão
Presidente compartilhou dados de inquérito que apura ataque aos sistemas da Corte Eleitoral
Paulo Moura - 05/08/2021 12h18 | atualizado em 05/08/2021 13h09

Na quarta-feira (4) à noite, o presidente Jair Bolsonaro compartilhou, em suas redes sociais, dados de um inquérito da Polícia Federal (PF) que apura a invasão ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2018. Os documentos apontam que, na invasão hacker, informações da Corte teriam sido roubadas e outras diversas informações acessadas.
O primeiro deles foi um relatório do próprio TSE a respeito de uma invasão, realizada em abril de 2018 aos sistemas do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), que afetou, segundo a Corte, toda a base da Justiça Eleitoral brasileira. O ataque teria sido realizado entre os dias 18 e 21 de abril daquele ano.
O segundo documento divulgado foi um ofício emitido em novembro de 2018 pelo secretário de Tecnologia de Informação do TSE na época, Giuseppe Janino, que detalhou a denúncia feita pelo repórter Felipe Payão, do site Tecmundo, que além de apontar para o acesso indevido aos sistemas do TSE também indicava a obtenção do código-fonte de um dos sistemas das urnas.
O terceiro arquivo, por sua vez, trata-se de um e-mail enviado pelo coordenador de Infraestrutura da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE, Cristiano Andrade, à Polícia Federal, que relatou a perda dos registros (logs) de acesso da época em que aconteceram as invasões.
Por fim, Bolsonaro divulgou um documento constando 210 páginas do Inquérito 1468 da PF. O arquivo em questão traz as movimentações que a investigação teve ao longo dos últimos quase três anos de apuração. Nesse meio tempo, a Polícia Federal e a Corte trocaram informações a respeito das invasões realizadas ao sistema da Justiça Eleitoral, mas nada foi concluído.
Para ler os documentos, basta clicar nos links abaixo:
Relatório do TSE: bit.ly/3fwXIpT
Ofício da denúncia de fraude: bit.ly/37lJeEQ
E-mail dos logs perdidos: bit.ly/3joaEPN
Inquérito 1468 da Polícia Federal: bit.ly/2VymI92
Leia também1 Bolsonaro: A contagem de votos atual não tem transparência
2 TSE rebate Bolsonaro sobre 2018: 'Nada de anormal com o sistema'
3 Registros virtuais de invasão ao sistema do TSE foram perdidos
4 Em ato falho, Renan diz que pode "produzir provas" na CPI. Vídeo!
5 E-book ensina a vencer batalhas espirituais através da oração