Leia também:
X Escola Sem Partido denuncia evento LGBT em escola pública

Veja o perfil dos possíveis PGR da lista entregue a Bolsonaro

Lista tríplice foi enviada ao presidente pela ANPR

Camille Dornelles - 19/08/2019 10h55

Procuradores indicados na lista tríplice Arte: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro se prepara para anunciar o próximo procurador-geral da República, que assumirá o cargo no próximo mês. Entre as opções estão os três indicados pela Associação Nacional de Procuradores da República, apresentados no dia 5 de julho.

O presidente não é obrigado por lei a escolher um dentre os três apontados, mas tem sido o padrão. Roberto Gurgel, Rodrigo Janot e Raquel Dodge, por exemplo, foram escolhidos da lista tríplice da ANPR.

Veja abaixo o perfil de cada um dos indicados pela associação.

Subprocurador Mário Bonsaglia Foto: Divulgação/ANPR

MÁRIO BONSAGLIA
O subprocurador Mário Bonsaglia foi o mais votado da lista. Ele recebeu 478 votos dessa vez, mas já esteve na lista tríplice com Rodrigo Janot e Raquel Dodge. Bonsaglia trabalha no Ministério Público Federal desde 1981.

Sua maior experiência é na área criminal. Bonsaglia é advogado com doutorado em direito pela Universidade de São Paulo (USP).

Coordenadora Luiza Frischeisen Foto: Reprodução

LUIZA FRISCHEISEN
Luiza Frischeisen ficou em segundo lugar com 423 votos. Trabalha atualmente como coordenadora da Câmara Criminal do MPF. Ingressou na procuradoria em 1992 e também tem um doutorado em direito pela USP.

Ela propõe mudanças na gestão interna de órgãos vinculados ao MPF e também defende maior apoio ao trabalho de policiais.

– O controle externo da atividade policial poderia estar mais voltado para a qualidade da investigação, para a eficiência dos inquéritos, pensar questões em que você tem baixa investigação pela polícia, mapear a falta de recursos das polícias – declarou.

Procurador do Rio de Janeiro Blal Dalloul Foto: Divulgação/TV Globo

BLAL DALLOUL
Em terceiro lugar ficou Blal Dalloul. Ele recebeu 422 votos. Dalloul é procurador no Rio de Janeiro. Em uma entrevista concedida no dia em que a lista tríplice foi divulgada, ele criticou uma possível escolha de alguém de fora.

– “A lista é boa e democrática. O presidente, tendo a chance de escolher de uma lista, mais do que da indicação de compadrio de um ou outro, tem a possibilidade contribuir para um MP estável, que ajuda a [manter] um governo estável e uma sociedade segura – afirmou, na ocasião.

Leia também1 Jair Bolsonaro compara PGR à Presidência da República
2 Bolsonaro diz que está difícil escolher novo chefe da PGR
3 Bolsonaro sobre escolha de PGR: 'Todos se orgulharão dele'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.