Veja como cada deputado votou na aprovação da urgência do IOF
Requerimento recebeu 346 votos a favor e 97 votos contra
Paulo Moura - 17/06/2025 11h37 | atualizado em 17/06/2025 13h18

Por 346 votos a 97, a Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (16), o requerimento de urgência do projeto de decreto legislativo (PDL) que tenta derrubar o aumento de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) publicado pelo governo Lula (PT) na semana passada. A urgência é um instrumento que acelera a tramitação de uma proposta no Plenário da Casa, sem precisar passar por comissões.
No início da noite desta segunda, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), repetiu que “na Casa e nos partidos há um esgotamento de medidas que vêm a procurar aumentar a arrecadação”.
Na última quinta (12), ao anunciar que pautaria o requerimento de urgência, Motta afirmou que o clima na Câmara não era favorável para o “aumento de impostos com o objetivo arrecadatório”.
Na divisão por partidos, como era esperado, siglas da base do governo, como o PT, PCdoB e PSOL, votaram integralmente para rejeitar a urgência. Por outro lado, o PL teve 76 votos a favor da urgência. Legendas do Centrão como União Brasil, PP, PSD e Republicanos engrossaram o coro para aprovar o requerimento.
Confira como votaram os deputados no requerimento de urgência (Sim: aprovar a urgência; Não: rejeitar a urgência):
Leia também1 Câmara aprova urgência para derrubar aumento do IOF
2 Trump diz que não procurou Irã "de forma alguma" para acordo
3 PF indicia Ramagem e Carlos por suposta "Abin paralela"
4 "Irã nunca poderá ter armas nucleares", dizem líderes do G7
5 Rui Costa diz que taxar os ricos gera "confusão política"