Leia também:
X Adolescente acusado de matar Raíssa passa por audiência

Veja! 8 momentos em que Bolsonaro humilhou a Globo

Presidente foi alvo de várias notícias tendenciosas

Gabriela Doria - 01/11/2019 20h34 | atualizado em 01/11/2019 20h50

Presidente foi alvo de várias notícias tendenciosas Foto: PR/Alan Santos

Os embates entre o presidente Jair Bolsonaro e a imprensa tradicional acontecem desde quando ele ainda era deputado federal. No entanto, as discordâncias se intensificaram durante as eleições presidenciais, em 2018, e ganharam contornos ainda maiores neste primeiro ano de mandato.

Por esta razão, o Pleno.News listou oito momentos em que o presidente Jair Bolsonaro precisou vir a público desmentir ou rebater informações da Rede Globo que atentavam contra sua imagem ou não correspondiam à realidade. Confira!

1. Jair Bolsonaro e caso Marielle Franco
Nesta semana, o Jornal Nacional, da Rede Globo, divulgou uma reportagem revelando que o nome do presidente Jair Bolsonaro foi citado no inquérito que investiga as mortes da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Segundo a emissora, o porteiro do condomínio de Bolsonaro afirmou que foi ele quem permitiu a entrada de Elcio Queiroz, um dos acusados pelo crime, no condomínio.

No mesmo dia, Bolsonaro, que estava na Arábia Saudita, fez uma transmissão ao vivo repudiando a reportagem e afirmando que sequer estava no Rio de Janeiro na data indicada pela reportagem. A matéria tendenciosa também virou alvo de repúdio de inúmeros políticos e jornalistas.

2. Heloísa Bolsonaro, nora do presidente, é enganada por repórter da revista Época
Em setembro, Bolsonaro precisou vir a público para defender sua nora, Heloísa Bolsonaro, esposa de Eduardo, após uma reportagem da revista Época. Na ocasião, um repórter se passou por paciente para expor o trabalho de Heloísa, que é psicóloga e coach.

Nas redes sociais, Bolsonaro afirmou que o jornalista quebrou a ética do trabalho de Heloísa. Uma nota do Palácio do Planalto lamentou a má-fé da reportagem e disse que o método “não corresponde ao exercício do jornalismo correto e íntegro da mídia brasileira”.

3. Bolsonaro desmente retaliação a Wilson Witzel, governador do Rio
Também em setembro, o presidente Bolsonaro teve que desmentir uma suposta ordem dada ao PSL para sair da base aliada do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, do PSC.

Em seu Twitter, Bolsonaro disse: “Não determinei nada, fake news”. Ele linkou a matéria do Globo para ilustrar a declaração.

4. Bolsonaro nega ter empregado 102 familiares no governo
Jair Bolsonaro se defendeu de um levantamento feito pelo jornal O Globo que dizia que ele e seus filhos empregaram, ao longo de 28 anos na política, 102 parentes.

Para o presidente, era impossível isto acontecer porque ele “nem tem 102 parentes”. Ele classificou a reportagem como “mentira deslavada”.

5. Pais protestam contra paralisação e Globo diz que é por Bolsonaro
Em maio, um grupo de pais do tradicional colégio Santo Agostinho, na Zona Sul do Rio, protestou contra a paralisação da escola em solidariedade à educação pública. Apesar de se tratar de uma instituição particular, o colégio decidiu não dar aulas em apoio a alunos de instituições públicas que sofreriam com o contingenciamento dos recursos.

Em uma reportagem, no entanto, o jornal O Globo afirmou que os pais faziam o protesto em apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

Nas redes, o presidente apontou que “a chamada é falsa! No vídeo, os pais apenas criticam o caráter partidário das manifestações e a adesão de parte do corpo docente da referida escola, além de exigirem a garantia das aulas para seus filhos”.

6. STF suspende ação penal e GloboNews diz que é porque processo é contra Bolsonaro
Em fevereiro deste ano, o presidente veio a público esclarecer o motivo de o Supremo Tribunal Federal ter suspenso uma ação penal movida contra ele pela deputada federal Maria do Rosário (PT-RS).

No processo, o presidente era acusado de injúria e apologia ao estupro. Para Bolsonaro, a GloboNews insinuou que a ação penal foi suspensa porque ele era o réu.

“Por favor, GloboNews, sejamos honestos: o STF suspendeu os processos que sou réu por ter respondido a uma ofensa, pois está previsto em lei em caso de assumir a Presidência, voltando à pauta quando deixar o cargo, não porque sou eu! Não sejam desonestos com seus telespectadores”, explicou Bolsonaro.

7. Bolsonaro, ainda deputado, é acusado de bater ponto e ir embora da Câmara
Ainda durante o período eleitoral, uma matéria do jornal O Globo acusou Bolsonaro, então deputado federal, de bater ponto na Câmara e ir embora. A matéria, intitulada Candidato bate ponto e deixa a Câmara, afirmou que o deputado federal saiu do Congresso antes de participar das votações.

O político gravou um vídeo rebatendo a edição do periódico.
– Mentira! […] Não tivemos nenhuma votação nominal em Brasília. Mais uma mentira do jornal O Globo. Como ensinamento: lamentavelmente no Brasil a imprensa… Se você não lê jornal, você não está informado. Se você lê, você está desinformado – declarou.

8. Aumento nas despesas do cartão corporativo
Em outubro deste ano, Bolsonaro precisou usar as redes sociais para rebater uma acusação feita pelo site Antagonista, com base em informações do jornal O Globo, de que houve aumento nos gastos com os cartões de crédito do governo.

Em sua defesa, Bolsonaro lembrou que houve aumento, se comparado à gestão de Michel Temer, porque os gastos envolvem o vice-presidente Hamilton Mourão. Como no governo Temer não havia vice, não teria como as despesas do governo serem maiores.

Leia também1 Promotora bolsonarista decide se afastar do caso Marielle
2 Reforma administrativa seria medida 'menos traumática'
3 Britto Jr. desmoraliza Globo: 'Se acham no direito de julgar'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.