Van Hattem: “Já não vivemos numa democracia plena”
O parlamentar é autor do pedido de CPI para apurar supostos abusos dos ministros da Suprema Corte
Leiliane Lopes - 30/11/2022 16h02 | atualizado em 30/11/2022 16h42

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) participou nesta quarta-feira (30) da audiência pública realizada pela Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle do Senado, onde ele falou sobre a crise institucional gerada no país pelas decisões dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Autor do pedido da criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que visa investigar supostos abusos de poder por parte dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o parlamentar declarou que o Brasil já não vive mais uma democracia plena.
– É por isso que já não podemos dizer que já vivemos numa democracia plena no Brasil. A ruptura já aconteceu. Onde já se viu um parlamentar ter medo de se manifestar? – disse van Hattem diante de senadores, deputados federais e outros convidados para a audiência pública.
Na visão dele, não existem motivos para que a CPI contra os ministros não comece a trabalhar imediatamente e ele também cobrou seus pares para que tomem as ações necessárias para recuperar a democracia no país.
– Se nós como parlamentares não pudermos nos debruçar sobre isso, para que mesmo nós servimos? – questionou.
Leia também1 Segundo Barroso, o STF é alvo de muita incompreensão
2 Renan propõe que STF seja o único a julgar manifestações
3 Ex-Secom diz que campanha de Bolsonaro teve perda milionária
4 Bárbara Destefani: "O Brasil já está em um Estado de exceção"
5 Carla Zambelli conclama generais: "Não é hora de carta"