Leia também:
X Feliciano diz que Bolsonaro “honrou a Deus” na ONU

Usuários de redes sociais relembram discurso de Sarney

Inglês de ex-presidente foi criticado em várias postagens

Ana Luiza Menezes - 24/09/2019 20h59 | atualizado em 25/09/2019 10h07

Na internet, discurso de Sarney virou piada Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (24), usuários de redes sociais relembraram ex-presidentes, que discursaram na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, Estados Unidos.

Além de um dos discursos de Dilma Rousseff, um vídeo mostrando o pronunciamento do ex-presidente José Sarney de Araújo Costa, em inglês, gerou muitas críticas e piadas. A fala do vídeo, porém, não foi feita na ONU, mas no Congresso dos Estados Unidos em 1986.

Ele fez o discurso majoritariamente em português, mas no final decidiu fazer um encerramento em inglês. Esse foi o trecho que viralizou. Na ocasião, ele falou sobre cooperações com os Estados Unidos e foi aplaudido de pé por mais de um minuto.

Sarney discursou duas vezes na Assembleia Geral, em 1985 e 1989. Nos três anos entre esse período, enviou o então ministro das Relações Exteriores, Abreu Sodré, em seu lugar. Sarney foi o primeiro presidente pós-redemocratização.

View this post on Instagram

Usuários de redes sociais compartilharam um vídeo, que mostra o ex-presidente José Sarney de Araújo Costa, durante seu discurso nos debates gerais da Assembleia Geral da ONU. Como primeiro presidente do período de pós-redemocratização do Brasil, Sarney governou de março de 1985 a março de 1990. Ele fez dois discursos, em 1985 e em 1989, e em outros anos enviou o então ministro das Relações Exteriores, Abreu Sodré, como substituto. #Sarney #ONU #PlenoNews

A post shared by Pleno.News (@plenonews) on

Em sua primeira participação, Sarney focou na solidariedade ao México, uma vez que 10 mil pessoas tinham morrido por causa do pior terremoto da história do país. Na ocasião, ele também defendeu que a América Latina deveria se manter livre da ameaça do antagonismo entre russos e americanos, que viviam em tensão.

O Brasil retornou à democracia no ano de 1985. Desde então, o único presidente que não discursou na abertura do evento foi Itamar Franco, que governou de 1992 a 1995, substituindo Fernando Collor, que falou por duas vezes na Assembleia Geral das Nações Unidas.

Quanto aos demais mandatários, Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) discursou apenas uma vez. Já o petista Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) falou seis vezes e sua sucessora, Dilma (2011-2016) cinco vezes. Temer (2016-2018) discursou três vezes na abertura.

Leia também1 Internet lembra discurso de Dilma na ONU: "Estocar vento"
2 Feliciano diz que Bolsonaro "honrou a Deus" na ONU
3 Isolado, Macron insiste: 'França é parte da Amazônia'
4 Ex-ator pornô, Frota diz que Bolsonaro fez vexame na ONU
5 Eduardo Bolsonaro diz que o presidente 'não baixa a cabeça'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.