Leia também:
X Renan Calheiros segue Randolfe e “cobra” impeachment de Aras

União lança pré-candidatura de Soraya Thronicke à Presidência

Oficialização da chapa está marcada para sexta-feira, durante convenção nacional do partido

Gabriel Mansur - 02/08/2022 18h55 | atualizado em 02/08/2022 20h19

Senadora Soraya Thronicke Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Após desistência de Luciano Bivar, o União Brasil anunciou a pré-candidatura da senadora Soraya Thronicke (MS) à Presidência da República. O anúncio foi realizado nesta terça-feira (2), em coletiva de imprensa, na sede do diretório estadual da sigla, em São Paulo.

Soraya deve ser oficializada como candidata na convenção nacional da legenda, marcada para a próxima sexta-feira (5), prazo limite para todos os partidos confirmarem seus candidatos nas eleições de outubro.

A senadora se manifestou a favor de uma agenda liberal na economia. Segundo ela, seu eventual governo seria antenado ao cidadão e preocupado com o social e as políticas públicas. Ela disse ainda que, quanto mais liberal na economia, melhor os níveis de IDH dos países ao redor do mundo.

– A bandeira que nós erguemos naquela eleição de 2018 foi de liberal na economia. Nós não mudamos. Particularmente, nós entendemos que isso não aconteceu da forma que deveria acontecer. Isso caminha concomitantemente. O Brasil precisa caminhar nesse sentido – destacou Soraya, que apoiou Jair Bolsonaro (PL) na última disputa presidencial.

Essa será a estreia de Thronicke em um pleito presidencial. Em 2018, ela foi eleita para o seu primeiro cargo político, no Senado, pelo Mato Grosso do Sul. O partido ainda não definiu quem será o candidato a vice-presidente da chapa.

LUCIANO BIVAR DESISTE
Bivar era o pré-candidato da sigla, mas desistiu da disputa ao Planalto para tentar a reeleição na Câmara dos Deputados por Pernambuco. Ele negou que a cúpula do União Brasil tenha tido conversas com o PT.

– Conversas para sentar na mesa, da cúpula do União Brasil, não teve nenhuma conversa nesse sentido – disse.

Ao ser questionado para quem iria o apoio do União Brasil em um eventual segundo turno entre os atuais líderes das pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Bolsonaro, Bivar afirmou não acreditar nessa hipótese.

Além disso, diante dos rumores sobre uma possível aliança entre o União Brasil e o PT na disputa pelo governo de São Paulo, o deputado federal reafirmou o apoio do partido ao governador Rodrigo Garcia (PSDB), que tenta a reeleição.

Os representantes, no entanto, não confirmaram a indicação de um nome do partido para ser candidato a vice na chapa de Garcia. O vice-presidente do União Brasil, Eduardo Rueda, confirmou que seu nome foi um dos citados para a chapa, mas outros quadros também poderiam ser escolhidos.

Leia também1 Renan Calheiros segue Randolfe e "cobra" impeachment de Aras
2 Conselho de Ética pede cassação de mandato de Gabriel Monteiro
3 Defesa pede acesso urgentíssimo a código-fonte de urnas ao TSE
4 Diferença entre Lula e Bolsonaro cai para 5,5 pontos, diz pesquisa
5 Bolsonaro: "Pessoal que assina esse manifesto é sem caráter"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.