Leia também:
X Maia desiste de disputar eleição e pede PSDB “à direita de Lula”

União Brasil seria contrário à candidatura de Moro ao Senado

Entendimento do partido seria de que, com Moro senador, a sigla não seria "dona" do mandato do ex-juiz

Paulo Moura - 06/04/2022 11h28 | atualizado em 06/04/2022 11h59

Ex-ministro da Justiça, Sergio Moro Foto: EFE/ Joédson Alves

Além de vetar a candidatura do ex-ministro Sergio Moro ao Palácio do Planalto, uma possível candidatura do ex-juiz da Lava Jato ao Senado também estaria fora dos objetivos do União Brasil. A informação foi publicada nesta terça-feira (5) pela coluna de Guilherme Amado, do site Metrópoles.

De acordo com a publicação, o novo partido de Moro entende que sairia prejudicado por não ser o “dono” do mandato do ex-juiz em caso de eleição. Isso se justificaria pelo fato de que, ao contrário dos deputados, os senadores não estão sujeitos às mesmas regras de fidelidade partidária que os integrantes da Câmara. No caso dos membros do Senado, a troca de partido é livre e pode ser feita a qualquer momento.

Ainda segundo com a coluna, dirigentes da sigla acreditam que o ex-juiz poderia abandonar o partido a qualquer momento, assim como ele deixou o Podemos. Já a candidatura a deputado federal seria de interesse do União Brasil, pois além de controlar o mandato de Moro, a legenda poderia utilizá-lo como um “puxador de votos” para eleger outros políticos.

Sobre a candidatura do União Brasil ao Senado, uma incógnita foi aberta após o apresentador José Luiz Datena se filiar ao PSC, aliado do ex-ministro Tarcísio de Freitas na disputa pelo governo de São Paulo. Datena deixou o União Brasil, que está na chapa do tucano Rodrigo Garcia, após não concordar com a quase desistência de João Doria da disputa pelo Planalto.

Leia também1 André Mendonça toma posse como ministro substituto do TSE
2 Senado deve votar hoje pedido para Moraes ser ouvido na Casa
3 Após saída de Moro, Bolsonaro sobe 4 pontos em pesquisa
4 Polícia Federal mira desvio de R$ 100 milhões de consórcios do BB
5 China pede investigação sobre matança de civis em Bucha

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.