Leia também:
X Ministros do Supremo devem acompanhar apuração no TSE

Alexandre de Moraes: TSE vai assegurar eleições confiáveis

Presidente do TSE deu declarações durante abertura do ciclo de palestras aos membros da Missão de Observação Eleitoral, da Organização dos Estados Americanos

Pleno.News - 29/09/2022 20h22 | atualizado em 30/09/2022 11h06

Ministro Alexandre de Moraes Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

No próximo domingo, as eleições gerais vão simbolizar o respeito à democracia e a Justiça eleitoral vai assegurar que seja um momento “seguro, transparente e confiável”. É o que garantiu o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, durante a abertura do ciclo de palestras aos membros da Missão de Observação Eleitoral, da Organização dos Estados Americanos.

Segundo Moraes, o direito ao sigilo do voto e ao debate político são protegidos pelo TSE.

Já a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-presidente do TSE, Rosa Weber, defendeu o exercício da imprensa. Segundo ela, esse trabalho “cumpre o papel fundamental de garantir o direito à informação e precisa ser respeitada”. Além disso, Weber destacou que o momento é propício para se destacar a “legitimidade dos resultados eleitorais”.

O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, falou também sobre a importância do respeito às leis para garantir a legitimidade das eleições.

Mais de 50 membros da Missão de Observação vão acompanhar até sábado, em Brasília, o ciclo de palestras sobre as eleições, incluindo temas como eleições, mulheres na política, ações afirmativas, democracia e combate à desinformação.

A missão, composta por observadores de 17 países, irá observar as eleições no Distrito Federal e em mais 15 estados. Ao fim do pleito, o colegiado vai apresentar um relatório contendo observações e recomendações para “o fortalecimento dos processos eleitorais no Brasil”.

*Agência Brasil

Leia também1 Ministros do Supremo devem acompanhar apuração no TSE
2 "Reeleição e Hexa", diz Bolsonaro após apoio de Neymar
3 Atriz declara apoio a Bolsonaro: 'Não me identifico com PT'
4 Paulo Guedes revela que já foi eleitor de Ciro Gomes
5 Alckmin faz mistério sobre assumir Economia se vencer

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.