Leia também:
X Advogada sugere ir às igrejas evangélicas cooptar crianças

TSE recusa pedido de Thronicke para ser sabatinada pela JP

Para candidata, emissora feriu a isonomia ao entrevistar somente os quatro primeiros colocados

Thamirys Andrade - 13/09/2022 17h06 | atualizado em 13/09/2022 18h32

Soraya Thronicke Foto: EFE/Fernando Bizerra

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou a solicitação da candidata à Presidência da República pelo União Brasil, Soraya Thronicke, para que a Jovem Pan fosse obrigada a sabatiná-la, tal como com os candidatos mais bem colocados nas pesquisas. Segundo a senadora, entrevistar os quatro primeiros candidatos e excluí-la “viola o princípio da isonomia”.

– As pesquisas mais recentes indicam que está qualificada em quinto lugar, possivelmente empatada, na margem de erro, com a quarta colocada, entre os candidatos com maior índice de intenção de voto. Como os veículos de comunicação adotam o critério de exposição midiática dos quatro candidatos melhores colocados, a falta do seu convite viola o princípio da isonomia – argumentou a candidata.

O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, por outro lado, pontuou que as emissoras têm o direito de decisão sobre quem serão seus entrevistados.

– Embora tenha disciplinado os debates, a Lei Eleitoral não se preocupou em regular as entrevistas, em relação às quais não há balizas específicas estabelecidas em lei. Nessa linha, a interferência da Justiça Eleitoral nos meios de comunicação social, veículos que constituem instrumentos legítimos da liberdade de imprensa, há de ser mínima, pois não cabe ao Poder Judiciário interferir na linha editorial – ponderou o magistrado.

A Jovem Pan sabatinou os candidatos Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) no mês de agosto. O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, chegou a ser convidado, mas rejeitou a ideia de comparecer.

Leia também1 Ciro faz campanha contra voto útil: "É tornar seu amor inútil"
2 Primeira-dama Michelle volta a estrelar campanha de Bolsonaro
3 Vereador é assassinado a tiros após sessão da Câmara
4 Lula pede a militantes que atuem por vitória no 1º turno
5 Bolsonaro será recebido pelo rei Charles III em Buckingham

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.