Leia também:
X Evento que visa regular as redes terá Lula, Barroso e Felipe Neto

TSE põe em pauta ação que pode deixar Bolsonaro inelegível

Ex-presidente é acusado de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação

Pleno.News - 14/02/2023 13h06 | atualizado em 14/02/2023 13h25

Jair Bolsonaro e Anderson Torres Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve decidir, nesta terça-feira (14), se mantém a minuta na ação que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível. O documento foi apreendido pela Polícia Federal (PF) na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres na investigação sobre a invasão aos prédios públicos na Praça dos Três Poderes.

O rascunho previa uma intervenção no TSE, o chamado “estado de defesa”, para anular o resultado da eleição.

O pedido para incluir a minuta no processo foi feito pelo PDT, que também é o autor da ação de investigação eleitoral. O partido acusa Bolsonaro de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação por convocar uma reunião com embaixadores estrangeiros para questionar a confiabilidade das urnas eletrônicas. O encontro aconteceu em julho do ano passado no Palácio do Alvorada.

Relator do caso, o corregedor da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, atendeu o pedido do PDT e requisitou uma cópia da minuta para anexar ao processo. A defesa do ex-presidente entrou com recurso, alegando que o documento é apócrifo, mas o ministro manteve o posicionamento e submeteu a decisão ao plenário do TSE.

Os ministros vão decidir se referendam ou não a manutenção da minuta nos autos do processo. A tendência é que o plenário do Tribunal Superior Eleitoral confirme a decisão individual do corregedor. O processo é o terceiro item da pauta.

Além de Benedito Gonçalves, participam do julgamento os ministros Alexandre de Moraes, presidente da Corte Eleitoral, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Carlos Horbach, Raúl Araújo e Sérgio Banhos.

Se o ex-presidente for condenado, ele pode perder os direitos políticos pelo prazo de oito anos, o que o deixaria impedido de disputar novas eleições no período.

*AE

Leia também1 Jair Bolsonaro: “Minha missão ainda não acabou"
2 Delegado da facada é nomeado para diretoria na Polícia Federal
3 Jair Bolsonaro aparece sorrindo em almoço na Flórida
4 Em discurso nos EUA, Bolsonaro questiona resultado das eleições
5 Em novo post, Caio Castro revela motivo do uso de #22

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.