Leia também:
X Bolsonaro detona Lula após fala sobre a Ku Klux Klan

TSE manda Janones apagar posts sobre Bolsonaro e piso da enfermagem

Deputado disse que irá acatar a ordem

Pleno.News - 09/09/2022 20h40 | atualizado em 12/09/2022 15h42

André Janones Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ordenou que sejam apagadas três publicações do deputado federal André Janones (Avante), candidato à reeleição para a Câmara por Minas Gerais. Os posts associavam o presidente Jair Bolsonaro (PL) à suspensão do piso salarial da enfermagem. As informações são do UOL.

A decisão contra Janones foi tomada pelo ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino. Ele entendeu que as publicações “divulgaram afirmações inverídicas e manipuladas” e transmitiram a “falsa mensagem” de que Bolsonaro “declara guerra à enfermagem”.

– Como foi amplamente divulgado pela mídia, a suspensão da lei que criou o piso salarial nacional da enfermagem decorreu de decisão cautelar do Supremo Tribunal Federal, nos autos de ação direta de inconstitucionalidade, ajuizada pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços. Infere-se, pois, serem plausíveis as alegações de que as publicações impugnadas na inicial foram, de fato, veiculadas sem prévia verificação de sua fidedignidade e, portanto, com aptidão a gerar desinformação sobre a verdade dos fatos e, com isso, repercutir e interferir negativa e irregularmente no pleito – apontou o ministro.

Sanseverino citou dois tuítes de Janones e um post dele no Facebook. Ele determinou o prazo de 24 horas para que as publicações fossem apagadas, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Nas redes sociais, Janones disse que cumprirá a ordem do TSE.

Leia também1 Em vídeo, Alckmin afirma que Lula foi preso injustamente
2 Lula volta a associar apoiadores de Bolsonaro com a Ku Klux Klan
3 Jogador Lucas Moura declara apoio a Bolsonaro e critica Lula
4 STF manda PGR analisar uso eleitoral do 7/9 por Bolsonaro
5 Moraes deve ignorar pedido da PGR sobre empresários, diz site

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.