Leia também:
X “Voto em Lula para presidente da França”, debocha Hang

TSE inicia teste de urnas com hackers: “Buscamos falhas”

29 planos de ataque serão executados contra o sistema, visando ao "aperfeiçoamento"

Thamirys Andrade - 22/11/2021 16h50 | atualizado em 22/11/2021 17h44

Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE Foto: STF/Fellipe Sampaio

Nesta segunda-feira (22), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início ao sexto teste público de segurança das urnas eletrônicas. Nesta etapa, 26 especialistas escolhidos da sociedade civil terão até sexta-feira (26) para fazer tentativas de invasão ao sistema eleitoral e hackear os equipamentos. Segundo o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, o TSE conta com os “hackers do bem” na “busca por falhas” e “aperfeiçoamento”.

– Estamos em busca de falhas e aperfeiçoamento. O TPS é o momento em que a sociedade colabora com a segurança das urnas para indicar formas de correção. Ele ocorre desde 2009 e traz grande contribuição – declarou na abertura da cerimônia.

Ao todo, 29 planos de ataque serão executados. Todos eles foram aprovados pela organização do Teste Público de Segurança (TPS). A premissa é identificar e corrigir possíveis vulnerabilidades antes das eleições de 2022.

Os especialistas, selecionados em diversas partes do país, trabalharão individualmente, em duplas, trios ou grupos. Eles não receberão remuneração por participarem do teste, mas sim um certificado.

Realizada desde 2009, esta etapa é realizada pelo TSE antes de todos os pleitos, a fim de acompanhar o avanço tecnológico das invasões aos sistemas informatizados.

– O sistema é aprimorado com o reforço da sua segurança diante de novas tecnologias que vão surgindo – declarou Barroso.

O teste ocorre no 3º andar do edifício-sede da Corte Eleitoral, em Brasília, onde foi montada uma estrutura com computadores, urnas, impressoras, ferramentas e insumos, todos dispostos em espaço com entrada controlada e monitorado por câmeras.

Leia também1 Moraes contraria CPI da Covid e nega quebrar sigilo de Bolsonaro
2 Michel Temer é homenageado no Troféu Raça Negra
3 Heleno critica a imprensa por repetir 'calúnias' de Sara Winter
4 Mendonça convoca evangélicos para garantir votos no Senado
5 PSDB: App "defeituoso" utilizado nas prévias custou R$ 1 milhão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.