Leia também:
X “Há ‘cabeça de burro’ na América Latina que elege a esquerda”

TSE elege Moraes nesta terça-feira como presidente da Corte

Ministro assumirá o lugar de Edson Fachin após o recesso do Judiciário

Paulo Moura - 14/06/2022 12h33 | atualizado em 14/06/2022 13h02

Ministro Alexandre de Moraes Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), será eleito nesta terça-feira (14) para comandar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir de agosto deste ano. A eleição para o cargo de presidente da Corte está marcada para iniciar às 19h, quando está agendada a abertura da sessão.

Além da escolha de Moraes, a votação também vai confirmar o ministro Ricardo Lewandowski como vice-presidente do TSE. A posse da nova gestão será no dia 16 de agosto. Apesar de o usual ser que as escolhas aconteçam apenas um mês antes das posses, o recesso do Judiciário em julho fez com que, dessa vez, o processo precisasse ser antecipado para junho.

Com a oficialização da escolha do novo chefe da Corte, será estabelecido o processo de transição entre a gestão do atual presidente, Edson Fachin, e a nova, de Moraes. O processo será comandado pelo ex-advogado-geral da União do governo Bolsonaro, José Levi, que é o atual chefe de gabinete de Moraes no TSE. A partir de agosto, Levi será o secretário-geral da Corte.

A mudança no comando do TSE ocorre em um momento de forte embate entre o presidente Jair Bolsonaro e o atual presidente da Corte, Edson Fachin. Nos últimos dias, o chefe do Executivo tem questionado a presença de Fachin no comando do Tribunal e indagado o TSE a respeito de sugestões feitas pelas Forças Armadas sobre a segurança das eleições deste ano.

Leia também1 Defensoria Pública estabelece cotas para trans em concursos
2 Saiba como votou cada senador na definição do teto do ICMS
3 Família de Dom critica conflito de informações sobre corpos
4 Homem é condenado a 134 anos de prisão por estuprar crianças
5 Urach volta à igreja: "Achei que Deus tinha me abandonado"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.