Leia também:
X Deputado consegue assinaturas suficientes no Senado para CPMI

TSE decide manter minuta em investigação contra Bolsonaro

Corte referendou a decisão do ministro Benedito Gonçalves

Pleno.News - 15/02/2023 08h56 | atualizado em 17/02/2023 14h11

Ministros do TSE durante sessão nesta terça-feira Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta terça-feira (14), por unanimidade, manter a minuta de um decreto de Estado de Defesa, que foi encontrada na casa do ex-ministro Anderson Torres, na ação que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por criticar o sistema eleitoral durante uma reunião com embaixadores. A Corte referendou a decisão do ministro Benedito Gonçalves, relator da ação.

A defesa de Bolsonaro sustentou que não havia como comprovar que o documento já estava lá na data de apresentação da ação, em 19 de agosto, e que a diplomação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria resultado na decadência da ação. A defesa também alegou que o documento é apócrifo e que não há indícios de envolvimento de Bolsonaro.

A minuta foi encontrada durante operação de busca e apreensão na casa do ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Anderson Torres. O rascunho previa o estabelecimento de um Estado de Defesa na sede do TSE com o objetivo de “restabelecer a ordem e a paz institucional” e apurar possível “suspeição, abuso de poder e medidas inconstitucionais e ilegais” na Corte Eleitoral.

Ao negar o recurso, o relator ressaltou que não há exigência, de acordo com a jurisprudência do TSE, de provas “pré-constituídas aos fatos alegados”. Ele também ressaltou que “um clima de articulação golpista ainda ronda” o último pleito. A situação justifica, segundo o ministro, a inclusão de provas mesmo após a diplomação de Lula.

Gonçalves ainda disse que, para a consolidação dos resultados das eleições, é necessário “averiguar se esse desolador cenário é desdobramento de condutas imputadas a Jair Messias Bolsonaro, então presidente da República, e a seu entorno”.

A Corte apura se o ex-presidente cometeu abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação ao criticar o sistema eleitoral em reunião com embaixadores realizada no Palácio do Alvorada, em julho do ano passado, e transmitir o encontro pela TV Brasil.

*AE

Leia também1 Prazo de entrega do Imposto de Renda 2023 será até 31 de maio
2 PSOL aciona STF contra "poder moderador" das Forças Armadas
3 Deputado consegue assinaturas suficientes no Senado para CPMI
4 Comentarista da CNN fica perplexa com confissão de Lula
5 Bolsa Família será relançado no início de março, diz Rui Costa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.